Maldito ou bendito TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)?

A maioria das faculdades e universidades requer um trabalho em que o aluno escreva sobre o que aprendeu durante o curso. Muitas pessoas só de pensar já imaginam como algo difícil e complicado, principalmente na hora da apresentação perante a banca avaliadora. Nesse texto pretendo desmistificar o mito de que TCC é algo ruim e vou dar 10 Dicas Práticas para a sua realização.

A principio você deve escolher um tema em que tenha um conhecimento e curiosidade pelo assunto, pois você deve pensar em algo que te dê prazer ao pesquisar, se aprofundar e descobrir novidades.

Coloco meu exemplo pessoal: como estudante de psicologia fiz meu TCC baseado em duas grandes paixões que tenho: Psicologia Analítica e Videogame. O tema foi: “Análise simbólica do God of War: os videogames visitam a mitologia grega.” Veja o vídeo abaixo da minha apresentação:

Quando comecei a pesquisar vi que era difícil conciliar minhas duas paixões num único artigo ou tese. Por isso foi um desafio fazer um trabalho sobre isso. Mas como eu era motivado pelas coisas que estava pesquisando acabou se tornando muito enriquecedor essa experiência. Recomendo a leitura completa do assunto e a verificação se outros acadêmicos estão falando de forma completa ou superficial, e então começar a pesquisar em sites de busca.

Alguns sites de buscas:

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – http://bdtd.ibict.br

Biblioteca Virtual em Saúde – http://bvsalud.org

Google Acadêmico – http://scholar.google.com.br

SciELO – Scientific Electronic Library Online – http://www.scielo.br

A primeira coisa, portanto, que você deve fazer é ter um tema defindo. Parece simples, mas não é, um tema precisa ter um problema de pesquisa e uma hipótese.

Exemplo:

Não podemos simplesmente falar sobre Ansiedade, pois existem inúmeros trabalhos relacionados a isso, temos que DELIMITAR O TEMA, isto é, deixar com um foco especifico para não se perder quando começar a escrever. Existe um método chamado Brainstorming que facilita a criatividade e delimitação do TEMA. Funciona do seguinte modo: você deixa que tudo, mas tudo mesmo, que vier à sua cabeça seja anotado, sem receio de colocar as ideias no papel,  a ideia mais ridícula não você deve descartar.

Ansiedade:

– Tratamento (x)

– Pesquisa

– Função

– Desenvolvimento

(…) Até não ter mais ideias sobre o assunto. E você deve escolher uma delas.

Ficaria assim: O tratamento da ansiedade.

Percebam que o tema ainda é amplo, por isso o método deve continuar. Então poderíamos novamente fazer a lista:

O tratamento da ansiedade:

– Ex-fumantes

– Compulsivos

(…) e assim por diante.

Seleciono a qual mais me adequo e ficaria assim: “O tratamento da ansiedade em ex-fumantes”.

Com o tema podemos ver do que se trata a monografia, assim poderíamos ir mais fundo e colocar o tipo de abordagem que poderíamos utilizar para essa ansiedade. Assim ficaria:

O tratamento da ansiedade em ex-fumantes

– Abordagem comportamental

– Psicanalise

(…)

E pronto. DELIMITAMOS O TEMA:

O tratamento da ansiedade em ex-fumantes na abordagem comportamental.

Agora que temos o TEMA (ele pode ser mudado no decorrer do projeto), colocarei algumas dicas que foram essenciais para elaboração do TCC:

  1. Pesquise sobre aquilo que você gosta e tenha ambição de ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

  2. Tenha em mente que você ficará um ano com o mesmo tema pesquisando diversos artigos, livros, teses e dissertações, ou seja, tenha prazer naquilo que você pesquisa.

  3. Não se apegue a seu texto. Pois sempre quando você achar que está tudo certo vem seu orientador e diz para modificar aquilo que você achou o máximo.

  4. Procure um orientador que tenha conhecimento sobre seu tema e respeite ele ao máximo. Não discuta ou fique irritado por ele encher seu trabalho de grifos vermelhos para serem modificados. Lembre-se: Ele é o orientador e você precisa dele para se formar.

  5. Faça fichamento de suas leituras. No primeiro ano de faculdade normalmente temos a matéria de metodologia da pesquisa, que por vezes achamos que não irá contribuir para nossa formação, mas muito pelo contrário, no TCC ela é essencial. Por isso recomendo que pegue aquela apostila ou livro que você usou para essa disciplina. Aprenda a fazer fichamentos para não precisar ler várias vezes o mesmo livro. É trabalhoso no inicio, mas depois fica fácil lembrar onde leu determinado assunto ou tema.

  6. Reserve um espaço e local tranquilo para seus estudos, onde não tenha acesso direto das pessoas ou animais. Existem algumas técnicas já publicadas no site sobre como aproveitar melhor seu tempo e se organizar. Veja aqui – Técnica Pomodoro e Como acabar com a procrastinação e O que estou fazendo é importante?

  7. Pratique exercícios físicos e coma alimentos saudáveis. Isso ajuda a melhorar seu estresse diante do TCC e ter um aproveitamento melhor.
  8. Não deixe para última hora. Quando mais cedo você iniciar seu esboço de TCC melhor, mesmo que sem orientação mas para ter um costume de como é escrever.

  9. Apresentação. Não tenha medo na hora de apresentar seu trabalho, lembre-se que foi você que escreveu e estudou durante quase um ano, portanto não existe ninguém além de você mesmo que saiba mais sobre o seu tema.

  10. Faça backups regularmente de seu trabalho. Alguns utilizam HDS virtuais que você faz o cadastro e pode enviar os arquivos e abrir em qualquer computador (programa Dropbox ou Skydrive). Outras pessoas utilizam por e-mail, mandar um e-mail para você mesmo com o arquivo do seu trabalho em anexo. Outros gravam em pendrive ou cd. Enfim, fica a critério de cada um, mas sempre faça backups para não ter imprevistos e perder tudo que você fez.

Espero que tenham gostado das Dicas. Qualquer dúvida sobre TCC, escreva nos comentários abaixo!

Psicólogo (CRP 06/119079), Especialista em Psicanálise, Pós-graduado em RH, Palestrante e Consultor de Empresas. Visite meu site - Superando Desafios