Olá amigos!

Recentemente recebi algumas dúvidas dos leitores do site a respeito de como vencer o medo de dirigir. E, também, como superar o nervosismo na hora de fazer a prova para conseguir a carteira de motorista. Neste texto, vou dar algumas dicas da psicologia de como superar estas dificuldades.

O medo de dirigir

Depois que aprendemos a dirigir, dirigir passa a ser um ato simples, automático, tranquilo de fazer. Então porquê certas pessoas tem medo? O que gera o medo?

Em princípio, o medo de dirigir é semelhante a outros medos, como o medo de andar de avião, o medo de elevador ou o medo de falar em público. A característica presente em todas estas manifestações, claro, é o medo.

O medo é definido pelo dicionário como: 1 Perturbação resultante da ideia de um perigo real ou aparente ou da presença de alguma coisa estranha ou perigosa; pavor, susto, terror. 2 Apreensão. Para a psicologia, o medo é considerado uma emoção básica que nos protegeria de certo mal ou ameaça. De outro modo, a psicologia também define o medo como comportamentos específicos de escape ou evitamento, em que a ansiedade é resultante de ameças que são percebidas como incontroláveis ou inevitáveis.

Em outras palavras, podemos dizer que o medo pode ser positivo, pode realmente nos livrar de um perigo ou ameaça. Por outro lado, o medo pode ser paralisador e exagerado, chegando a pontos em que a pessoa simplesmente não consegue sair de casa, por ter medo generalizado.

No caso do medo de dirigir, podemos pensar em duas principais causas:

1) Um acidente ou evento traumático que eliciou o medo e, apesar do passar do tempo, ele permanece;

2) Pensamentos e imaginações de tragédias ou desastres relacionados à utilização de carros, motos, ônibus ou outros meios de transporte.

Como vencer o medo de dirigir?

Antes de entrarmos neste tópico, gostaria de falar também sobre o nervosismo que pode anteceder a prova para tirar a CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Embora esteja relacionada com a questão geral – o medo de dirigir – o nervosismo antes de provas e avaliações é um pouco diferente. Talvez não se deva especificamente ao medo de dirigir, mas a uma dificuldade psíquica da pessoa em ser avaliada.

Para tratar este nervosismo que antecede a prova, sugiro duas técnicas simples e eficazes que surtem efeito positivo:

1) Técnicas de Relaxamento, como, por exemplo, o Exercício para Relaxar

2) Imaginar fortemente que você já passou na prova e já está com a carteira. O ato da prova que está por vir seria então apenas uma formalidade, uma diversão – a sua primeira vez em que você poderia mostrar todo o conhecimento adquirido.

Já o medo de dirigir não deve ser considerado uma grande questão. É na verdade também muito fácil e simples de resolver, desde que a pessoa afetada procure ajuda. Existem diversas técnicas da psicologia que podem ajudar, mas as técnicas devem ser pensadas individualmente.

Para alguns, a terapia vai ser o único e definitivo caminho para superar o medo, que pode ter advindo de um trauma real e complicado. Para outros, um ou algumas sessões com um psicólogo ou psicóloga já podem ser suficientes para receber mais informações e estruturar melhor os comportamentos que antecedem a direção.

Para pessoas que tem apenas um leve medo de dirigir, mas já conseguem dirigir em certos locais mais calmos, o que eu sugiro é o treino constante. Ou seja, continuar dirigindo, devagar e em lugares tranquilos, até ir adquirindo mais confiança e prazer, tornando todo o processo fácil e interessante.

Para todos sugiro também estes materiais:

Kit Vença o medo de dirigir

Ebook – Os Segredos do Exame de Direção

Medo de Dirigir – Dra. Olga Tessari

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913