Sigilo Profissional

Começo toda consulta informando o paciente sobre o Código de Ética que seguimos e sobre o sigilo profissional. Este sigilo quer dizer que tudo o que foi dito será mantido em segredo. Ninguém nunca saberá sobre tudo o que foi dito e ouvido. Na terapia, fala-se muito e, com isso, o profissional acaba ouvindo todo tipo de experiências que podem ser vivenciadas. Há um tempo atrás vi uma frase que dizia: “se for num psicólogo, traumatizo ele”.

 Se eu for num psicólogo eu traumatizo ele

Isto evidentemente, não será verdade. Ouvimos, dia-a-dia, como psicólogos coisas assombrosas sim, mas na maior parte das vezes são sofrimentos e dificuldades comuns. Freud disse certa vez que o doente (neurótico) sofre de reminiscências, ou seja, o paciente sofre de lembranças. Frase bastante poética e certa.

O sigilo profissional também é importante para estabelecer a confiança de que se pode dizer tudo, tudo o que vier à mente. Por não ser alguém próximo, um amigo ou familiar, parece mais fácil se abrir. Jung dizia que a terapia se assemelha à confissão da Igreja Católica:

“Nada fecha tanto o homem sobre si mesmo e o separa do convívio dos demais do que a posse de segredos que julga importantes e que guarda ansiosa e ciosamente. Muitas vezes são atos e pensamentos “pecaminosos” que separam o homem e os mantêm afastados uns dos outros. Aqui a confissão tem, não raro, um verdadeiro efeito de redenção. A incrível sensação de alívio que costuma seguir-se ao ato da confissão deve ser atribuída à readmissão daquele que estava perdido no seio da comunidade humana. A solidão e o isolamento moral anterior, tão difíceis de suportar, cessam com a confissão. E aqui está o verdadeiro valor psicológico da confissão” (JUNG, p. 188).

O que é semelhante na confissão religiosa é o sigilo que permite o que as pessoas chamam de “desabafar”. Como se diz também: “melhor para fora do que para dentro”. Claro que o que se segue depois do primeiro momento de desabafo ou confissão é muito diferente dentro do consultório de um psicólogo (que segue a ciência da psicologia) e dentro de uma Igreja.

E com relação a traumatizar o profissional, não há com o que se preocupar… Talvez nunca tenha existido esta preocupação e ela sirva mais como uma desculpa irônica para não ir fazer terapia. Digo que não há com o que se preocupar porque os psicólogos também fazem terapia porque sabem de sua importância: para estar bem e para o autoconhecimento.

A psicologia pode te ajudar

E para finalizar hoje, gostaria de comentar sobre a percepção, bastante geral, da psicologia clínica.

Veja – O que é psicologia clínica?

Muitas pessoas me dizem: “Como você aguenta ouvir problemas o dia todo?” Bem, não é uma questão de aguentar. A psicologia clínica foi uma forma que encontrei de ajudar a curar os conflitos emocionais e mentais e, sendo a minha profissão (os antigos diziam vocação), eu gosto muito e mesmo com as dificuldades iniciais, no início da carreira, sempre desejei continuar na área.

Atualmente trabalho em duas frentes: como pesquisador e doutorando na Universidade Federal de Juiz de Fora trabalho no âmbito da área acadêmica da psicologia e, como psicólogo clínico e online, atendo os pacientes. Assim, sigo realizando dois sonhos em conjunto: continuar estudando profundamente as complexas teorias psicológicas e colocando em prática, em benefício dos pacientes, os conhecimentos adquiridos.

 Referências Bibliográficas

JUNG, C. G. Freud. Editora Vozes, 1989

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913