Quado uma parte ou faceta de nossa personalidade entra em conflito com outra parte de modo que começa um processo de auto-interrupção ou auto-sabotação, nós acabamos criando uma luta entre estas duas partes.

Conflito interno - Psicologia

Frequentemente, as pessoas vivem anos ou até a vida inteira com este conflito interno. Isto, é claro, causa uma grande perda de energia, sabota a eficiência, e cria incongruência.

A técnica para colocar as duas partes em negociação nos dá uma tecnologia maravilhosa para mudar este conflito. Com ela, podemos dar um fim no conflito e negociar um acordo de paz. Com a técnica, nós passamos a perceber em cada parte um valor e um propósito, e a partir disto, criar harmonia entre as duas partes.

A técnica

1) Identifique as partes: “Que parte de você cria este comportamento?” “Que parte cria esta emoção ou pensamento”. Você pode designar um número, por exemplo, a parte 1 diz ou pensa isto, enquanto a parte 2 o contrário. Ou então, dar nomes. A parte crítica contra a parte confiante, etc.

2) Determine o desejo visado: “O que cada uma das partes quer obter?” O que cada uma das partes quer ou deseja? Por exemplo, uma parte pode estar querendo evitar um problema ou nos defender, enquanto a outra quer novas experiências, etc.

3) Case as partes. Veja se cada uma das partes entende e valoriza o papel e a função da outra parte. Ajude cada parte a perceber porque há a interrupção, porque há o conflito.

4) Determinando a intenção positiva. Se a parte 2 não conseguiu ajudar na identificação dos valores positivos de cada parte, então continue buscando: “A que função positiva esta parte busca?” Para que ela existe? Com qual finalidade? Faça este questionamento até descobrir.

5) Negocie um acordo. “Ponha as duas partes para conversar. Tente chegar no seguinte acordo: “Você, parte X, valoriza a sua função em minha vida, de forma que se a outra parte concordar em não interromper você, você também fará o mesmo?” Tente perceber se há um sentimento interno de acordo, com a sensação de que as duas partes conseguiram se harmonizar. Continue de forma a fazer com que as duas partes cheguem a um acordo.

6) Estabeleça um contrato. Pergunte a cada parte se ela vai realmente cooperar por um período de tempo significativo, ou seja, se haverá cooperação no longo prazo e não apenas agora. Se cada parte estiver insatisfeita por algum motivo, deixe em aberto para que esta parte X possa lhe mostrar momentos específicos em que será necessário novamente negociar um novo acordo.

7) Faça o teste da ética. “Alguma outra parte de mim mesmo concorda com o acordo? Alguma outra parte poderá entrar em conflito ainda?” Se sim, reinicie o processo até conseguir chegar a um acordo entre todas as partes por um período longo de tempo.

Uma outra maneira de conseguir fazer com que as duas partes cheguem a um acordo é personificá-las, por exemplo, dando nomes próprios a cada uma das partes. Por exemplo, a parte que está sempre criticando será chamada então de João e a parte confiante de Fulano. (Melhor escolher nomes que não sejam de ninguém próximo ou mesmo conhecidos).

Depois de nomear cada uma das partes, dê características a cada uma Como João seria, falaria, andaria? Como seria o seu rosto? A sua voz?

Tentar criar realmente um personagem como no teatro ou em um romance. Depois de elaborado o personagem, coloque os dois (ou as duas) para conversar sobre a perspectiva de cada uma. Você também poderá entrar no debate, ora concordando com um, ora com outro, ou então em uma posição imparcial, distanciada.

Leve a conversa pelo tempo que for necessário até que a negociação e a harmonia entre as partes seja estabelecida.

Texto Original – L. Michael Hall

Livro – NLP – The sourcebook of magic

Tradução – Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913