São consideradas crianças portadoras de altas habilidades (superdotadas) as que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos, isoladamente o combinados:

Habilidade intelectual geral: inclui individuos que demonstram caracterísiticas tais como: curiosidade intelectual, poder excepcional de observação, habilidade de abstrair e desenvolver atitudes de questionamento. 

Talento acadêmico: inclui aqueles que apresentam um desempenho elevado na escola, que se saem muito bem em testes de conhecimento e que demonstram alta habilidade para as tarefas acadêmicas.

Habilidade de pensamento criativo: inclui alunos que apresentam ideias originais e divergentes, que demonstram uma habilidade de elaborar e desenvolver suas ideias originais e que são capazes de perceber muitas formas diferentes um determinado tópico. 

Liderança: inclui os estudantes que emergem como líderes sociais ou acadêmicos de um grupo, de que se destacam pelo uso do poder, autocontrole e habilidade de desenvolver uma interação produtiva com os demais. 

Artes visuais e cênicas: engloba indivíduos que apresentam habilidades superiores para pintura, escultura, desenho, filmagem, dança, canto, teatro e para tocar instrumentos musicais. 

Habilidades psicomotoras: indivíduos que apresentam proezas atléticas, incluindo também o uso superior de habilidades motoras refinadas e habilidades mecânicas. 

Uma criança superdotada é frequentemente encarada como uma ameaça pelos companheiros, pois, ela pode fazer com que os padrões de trabalho da classe passem a ser mais rigorosos e o professor passe a esperar mais de seus alunos. Além disso, as crianças de QI médio não se sentem confortáveis quando junto a uma criança muito “inteligente” porque parecem “estúpidas” quando comparadas com esta última. 

Outro problema enfrentado está no fato deste enfrentar as consequências de sua divergência para com a maioria, traço esse que leva a dificuldades diversas relacionadas a como lidar com as pressões sociais de ser diferente, ainda que tal diferença se dê no contexto de uma habilidade maior. 

O problema fundamental do indivíduo criativo consiste em aprender a enfrentar a desconformidade que resulta de sua divergência. Isto leva a dificuldades diversas relacionadas a como lidar com as pressões sociais sendo-se uma pessoa fortemente original e quase que compulsivamente inovadora. Stephens (1966) afirma que a criança criativa rebela-se peranta a abordagem rígida na qual se diz a ela o que ela deve aprender e o que ela deve considerar como verdadeiro. 

Outros problemas podem surgir, como:

– Possibilidade de rejeição grupal,

– oposição ao meio;

– defesa do próprio sistema de valores;

– intolerância;

– resistência ocasional à imposição de tarefas;

– omissão de detalhes;

– não aceitação de atividades de rotina;

– dificuldade para aceitar o ilógico, o superficial e conhecimentos mal estruturados e pouco definidos.  

As crianças e adolescentes superdotados apresentam necessidades específicas a serem atendidas para que se possa maximizar suas chances de um desenvolvimento saudável e feliz. 

Os superdotados precisam de estímulos e atenção extras, mas não devem ser segregados em colégios especiais. Assim, ao se falar acerca da educação dos superdotados, torna-se fundamental observar como estes se comportam na escola, considerando também a atitude dos pais e da escola perante os alunos de altas habilidades. 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913