A formação do sujeito é resultado das relações estabelecidas por este com os sujeitos significativos que o cercam desde seu nascimento. Os outros significativos são os sujeitos que se encarregam da socialização do indivíduo, e são impostos a ele pela vida, pessoas como os pais, familiares, parentes, professores.

Desta forma, o mundo social é filtrado de acordo com a posição social e com as peculiaridades individuais de cada outro significativo.

A presença do outro é fundamental para a internalização da linguagem e das normas sociais pela criança. Esta vão garantir a inter-relação do sujeito com seu ambiente social. A linguagem amplia as possibilidades de enriquecimento das relações sociais e a capacidade de controle entre os seres humanos e destes sobre a natureza.

A partir da formação do outro generalizado, a linguagem é interiorizada juntamente com a sociedade, a identidade e a realidade já que estas estão todas intimamente relacionadas.

Para percebermos melhor o desenvolvimento da criança e de suas relações com o mundo, podemos partir da divisão feita por Sant’Aana deste desenvolvimento considerando três fases: fase preparatória, fase de brincadeira e a fase do jogo.

Na fase preparatória percebe-se a iniciação da comunicação gestual. É nesta fase que se inicia a preparação para o processo social. Percebe-se aqui, uma adaptação recíproca. Nesta fase, o self encontra-se no processo inicial de desenvolvimento. Ainda não existe consciência simbólica.

Já na fase da brincadeira, a criança já tem condições de se colocar no lugar do outro. É aqui que o processo de construção de personalidade a partir do outro significativo vai ser mais visível, já que esta formação tem por base a condensação de personalidades vivenciadas.

Ainda aqui, o self não se encontra completamente estruturado, mas a presença da linguagem falada vai ampliar esta estrutura a partir da ampliação das inter-relações estabelecidas pelas crianças com outras crianças e com os adultos.

Quando a criança já tem possibilidades de estabelecer jogos com regras ela já consegue antecipar problemas futuros e prever as atitudes do outro frente a sua próprias atitudes. Nesta fase, o self já está se capacitando para assumir alternativas presentes para a “escolha” de sua própria alternativa.

Para Mead, o jogo e a brincadeira são fundamentais na formação humana por serem simulações do real diferenciando-se deste apenas pelas suas finalidades.

Isto porque as situações concretas vividas em relação com o outro generalizado é o que vai permitir a formação da personalidade enquanto todo abstrato e abrangente. O self enquanto agente organizador das experiencias do indivíduo que engloba aspectos cognitivos e conscientes é a parte reflexiva do sujeito.

A socialização primária cria na consciência da criança uma abstração progressiva dos papéis e atitudes dos outros, particularidades para os papéis e atitudes em geral.

Esta abstração dos papéis e atitudes dos outros significativos concretos são chamadas o outro generalizado. Sua formação na consciência significa que o individuo identifica-se agora não somente com os outros concretos mas com a generalidade de outros, isto é, com a sociedade. Somente em virtude desta generalização a identidade do indivíduo adquire estabilidade e continuidade.

O individuo tem agora não somente uma identidade em face deste ou daquele outro significativo, mas uma identidade em geral, subjetivamente apreendida como constante, não importando que outros, significativos ou não, sejam encontrados. Esta identidade, recentemente coerente, incorpora em si todos os vários papéis e atitudes interiorizados.

A formação na consciência do outro generalizado marca uma fase decisiva na socialização. Implica a interiorização da sociedade e, ao mesmo tempo, o estabelecimento subjetivo de uma identidade coerente e contínua.

A sociedade, a identidade e a realidade cristalizam-se juntamente com a internalização da linguagem.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913