Desde o nascimento a criança recebe todos os cuidados, proteção e amor de seus pais, quando chora recebe colo, quando se desespera é acalmada, recorre a eles em seus medos, angústias e sofrimentos, eles sempre resolvem de uma maneira ou de outra, mas resolvem. O tempo passa, a criança cresce, e chega em uma fase em que não se considera nem criança, nem adulto, esse processo tão tumultuado denomina-se adolescência, período de descobertas e desentendimentos,para o próprio adolescente e para seus pais.

Com a chegada da adolescência, o indivíduo se percebe de varias maneiras, reconstrói sua própria imagem e também a do outro, antes se os pais eram suficientes, agora já não são, perderam a capacidade de entendimento, o poder de acolher, ele sente-se desentendido e mal compreendido.


Os pais muitas vezes se irritam facilmente com a rebeldia do filho, sentem-se ignorados e desrespeitados, é um período conturbado para ambos, para o adolescente que encontra-se em momento de luto, por perder o corpo da infância e começar a ter mudanças corporais e psicológicas, mudanças que as vezes não acompanham as mudanças de seus amigos, o menino pode sentir-se inferior por ser muito magro ou muito gordo, muito baixo ou muito alto, a menina por não ser a gostosa da turma, ou ainda muito baixa. Os parâmetros sociais estão sempre influenciando e os adolescentes estão sempre em busca do que consideram ideal, perfeito ao seu conceito, e legal diante de seu grupo.


Em busca desse ideal imaginário surgem varias tentativas errôneas, como fumar, porque o mais popular fuma, beber porque é divertido, ou usar roupas curtas para chamar a atenção, e se é atenção que eles querem, eles conseguem, pois os pais se desesperam, ficam irritados e desorientados, parece que todo conselho é rejeitado,e inválido.


Com tanta atenção e cobrança os adolescentes sentem-se invadidos, e para a defesa usam do ataque, criticas,insultos, cobranças. Eles conhecem bem seus pais, então sabem os pontos fracos, os pontos fortes e usam disso para enfraquecê-los, e assim conseguem atingi-los facilmente,deixando uma situação completamente desequilibrada.


A adolescência é uma passagem que ocorre da infância para a vida adulta, se o jovem não puder contar com o apoio dos pais, ele não consegue fazer essa transição, por isso ocorrem tantos “testes”, o adolescente quer provas do amor de seus pais, ele precisa saber que se algo der errado ele pode voltar, descansar, tomar um fôlego e então prosseguir novamente.


Educação começa no berço, prossegue na infância, persiste na adolescência,renova-se na vida adulta e assim surge um ser humano íntegro ( Nayara Potarcio.)