Você está distraído, na rotina diária, quando ao fundo, um rádio toca um som. Você escuta, e se dá conta que conhece aquela música. De repente, uma lembrança marcante de sua vida, invade sua mente, te deixando pensativo por alguns segundos. Aquela canção te leva para um cenário antigo, uma vivência que de alguma forma, foi importante para você. Parece até que podemos sentir tudo com a mesma intensidade da primeira vez que ouvimos aquela melodia.

Praticamente todos nós temos uma história para contar à respeito desse tema. A música que quando ouvimos, nos lembra momentos marcantes, como: o primeiro beijo, a dor do amor não correspondido, a amizade que não existe mais, a música preferida de determinada pessoa que amávamos, a música que tocou em um momento inusitado do qual jamais esquecemos! Exemplos não faltam, e cada um tem uma história particular, relacionada à alguma música.

Ocorre que nossa mente associa músicas/sons à eventos, pessoas, fatos importantes, criando assim uma imagem mental, e essas recordações são evocadas sempre que ouvimos aquele som novamente, provocando uma emoção. Não necessariamente música, pois alguns sons não-musicais também nos fazem relembrar acontecimentos marcantes, como por exemplo, ouvir o som do mar, ouvir o apito do trem, a sirene da escola, entre outros.

Em certas vezes, ouvimos uma música pela primeira vez, e a letra dela nos faz vivenciar, sentir profundamente cada palavra daqueles tantos versos. As vezes parece contar a história da sua vida, e é comum ouvirmos pessoas dizendo: “essa música foi feita para mim, diz tudo”.

Mas já pararam para pensar em como a música nos acolhe, nos consola, nos alegra? Podemos dizer que o ser humano e a música possuem uma ligação perfeita. A música é aconchego, motivação, companheirismo e por que não, uma terapia! Monte a trilha sonora da sua vida, e não se esqueça nunca dos benefícios de ouvir uma música que te agrade, seja o ritmo que for, o estilo que for. Cante bem alto, dance e seja feliz!