“Ó mágoa imensa do mundo. O que falta é agir”…nos diz Fernando Pessoa (como Álvaro de Campos) no poema A passagem das horas.


Annie Besant, Presidente da Sociedade Teosófica depois de Blavatsky, dizia que existem duas portas para encontrarmos a verdade: a Doutrina do Olho e a Doutrina do Coração.


A Doutrina do olho é a verdade da Mente. Encontramos a verdade, se entrarmos pela porta fazendo perguntas. Não sobre quem fez o último gol ou qual é a cor que está em moda. Perguntas reais: 


– De onde viemos? 

– Para onde vamos? 

– Qual é o sentido da existência?


A Doutrina do coração é a verdade do Sentimento. Encontramos a verdade, se entrarmos pela porta sentindo o sofrimento. Não apenas o nosso sofrimento ou o sofrimentos de quem gostamos. O sofrimento dos outros seres: 


– O sofrimento de quem passa frio agora. 

– O sofrimento do cachorro que está com câncer. 

– O sofrimento da pessoa que acaba de ver uma pessoa querida falecer.

“O Amor diz que eu sou tudo. A sabedoria diz que não sou nada” (Sri Nisagadartta). Algo próximo é dito por Fernando Pessoa, em seu poema Tabacaria, que começa:


Não sou nada

Nunca serei nada

Não posso querer ser nada

À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo


Ia escrever sobre a tristeza e acabei escrevendo outras coisas. As palavras e as coisas foram me levando… Geralmente não fico triste por mim. É a mágoa imensa do mundo e a nossa falta de agir.


Talvez seja melhor mudar e começar dizendo: Como podemos agir?


Muitos não fazem nada, pois pensam: Como ajudar tantas pessoas que sofrem? Nesse momento é importante lembrar que se você ajudar apenas uma pessoa, para a pessoa que recebeu ajuda já será muito bom. E mesmo que seja para uma pessoa apenas, você está fazendo a diferença.


Outras pessoas não ajudam porque não tem tempo. Mas quanto tempo leva para escrever um email ou uma carta dizendo algo especial como: você é especial para mim. “Você não sabe como eu agradeço o fato de você exitir”, escreveu Fernando Pessoa a Almada Negreiros.


O que falta é agir. E porque você não age?