Olá amigos!

Esta é a 1° Lição do nosso Curso de Psicologia Comportamental – Behaviorismo Grátis

Para começarmos a estudar a psicologia comportamental, temos que saber que esta é uma das mais importantes abordagens dentro da psicologia. É considerada pelos historiadores da psicologia como uma das 3 grandes forças, ao lado da psicanálise e do humanismo.

Neste texto, vamos ver a definição do que é behaviorismo, um breve histórico com os principais autores para podemos começar a estudar mais a fundo nas próximas lições, ok?

O que é Psicologia comportamental ou behaviorismo

O termo behaviorismo vem do inglês behavior, comportamento. Em português, podemos dizer tanto behaviorismo como comportamentalismo.

O comportamentalismo define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Autores como Pavlov, Watson e B. F Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.

Pavlov e o Condicionamento Respondente

Pavlov estudava o comportamento animal. Em seu laboratório de pesquisa, ele criou um experimento que o tornou mundialmente famoso: Toda vez que ele dava comida ao cão ele tocava uma sineta. Depois de certo tempo, apenas tocando a sineta, o cão salivava.

Ou seja, ele provou o condicionamento respondente, quando um determinado estímulo é “ligado” a outro estímulo que não tem, necessariamente relação. Em outras palavras, a visão do alimento é um estímulo que está condicionado pela biologia, pela genética. Um estímulo como o som de uma sineta não tem relação direta com a salivação.

Porém, ao apresentar por diversas vezes os dois estímulos pareados, unidos, o cachorro fica condicionado para salivar apenas ouvindo o som (que é um estímulo que não possui relação necessária com a alimentação).

O Condicionamento respondente é importante porque explica a causa de certas fobias em humanos. Por exemplo, ao falar em público, uma pessoa é criticada e a crítica elicia uma resposta no organismo que é desagradável. O estímulo desagradável é ligado ao comportamento de falar em público e, nas próximas vezes que se fizer necessário, a pessoa sentirá o estímulo desagradável ao ter que falar em público.

Skinner e o Condicionamento Operante

Skinner aprofundou as pesquisas da área, inaugurando o que chamou de behaviorismo radical. Fazendo uso também de experimentos com animais, ele desenvolveu o conceito de condionamento operante.

A grosso modo, podemos resumir este conceito da seguinte forma: o comportamento tem probabilidade de acontecer dada sua relação com os fenômenos anteriores e posteriores.

Em outras palavras: um comportamento vai ser controlado pelo que aconteceu antes e pelo que pode acontecer depois. Por exemplo, posso adorar comer chocolate. Mas se antes de comer chocolate, eu tiver comido muito chocolate, se você me oferecer – mesmo gostando muito de chocolate – provavelmente eu não vou aceitar.

Saiba mais – Behaviorismo de Watson e Skinner

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913