Olá amigos!

É com grande felicidade que começamos o nosso Curso de Psicologia Online grátis. Neste texto e vídeo, falaremos sobre a definição de psicologia, sua história, áreas de atuação e as principais abordagens teóricas. Então vamos começar!

Vídeo – O que é psicologia?

O que é psicologia?

Você sabe o que quer dizer Psicologia? O que faz um psicólogo ou psicóloga?

Podemos começar definindo a palavra psicologia. A definição de psicologia poderia ser dada por sua origem grega:  Ψυχολογία = Psyche + logia. Psyche quer dizer alma ou mente e também era o nome da Deusa “Psiquê”, que na mitologia grega era esposa de Eros, o nosso famoso cupido. Note que a primeira letra, Ψ (psi), é o símbolo da Psicologia, a figura acima.

Logia vem de logos, que quer dizer: discurso, conhecimento, ciência. Deste modo Psicologia é a ciência da alma e da mente. É a ciência que estuda a mente e o comportamento.

A psicologia é tanto um campo de estudos acadêmicos (em Universidades e faculdades) como um campo de aplicação dos conhecimentos: consultórios, hospitais, clínicas de saúde mental, em empresas e organizações.

Deste modo, a psicologia é uma ciência (campo de conhecimentos) e uma profissão, que foi regulamentada no Brasil em 1962.

O objetivo principal dos psicólogos e psicólogas é entender e explicar o pensamento, a emoção e o comportamento das pessoas. Quanto à área de aplicação da psicologia, podemos dizer que qualquer lugar onde se encontre uma pessoa, poderíamos ter um psicólogo atuando – dada a definição anterior. Clínicas, hospitais, escolas, empresas, indústrias, laboratórios são áreas nas quais os psicólogos trabalham. Veja mais abaixo em Psicologia e Profissão.

Ou clique em Mercado de Trabalho na Psicologia

Leia também: O que a psicologia pode fazer por você?

Breve história da psicologia

Resumo da História da Psicologia com as Principais Abordagens

Em certo sentido, pode-se dizer que a psicologia existiu desde o nascimento da filosofia grega. Obras de Platão e Aristóteles já contém estudos sobre a alma humana. Assim, ao longo da filosofia como um todo, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e moderna, encontramos livros relacionados aos temas da psicologia: estudos sobre os humores, temperamentos, sofrimentos, ética.

Mas existe um autor que é considerado o pai da moderna psicologia: seu nome é Wundt. Ele é considerado o fundador da psicologia enquanto ciência por ter criado o primeiro laboratório de psicologia, em Leipiz, na Alemanha em 1879.

Wundt abriu dois grandes campos de pesquisa para a psicologia: a pesquisa experimental (em laboratório) e a psicologia social ou psicologia dos povos – em alemão Völkerpsychologie.

Abordagens da psicologia

Até os dias atuais, os psicólogos contemporâneos dividem a psicologia em 3 grandes abordagens: a psicanálise, o behaviorismo (comportamentalismo) e humanismo. Falaremos com mais detalhes na Lição 4, sobre a biografia dos mais famosos psicólogos.

 

3 forças da psicologia

 

Perspectivas da Psicologia moderna (3 grandes forças)

Existem 3 grandes abordagens dentro da psicologia: a psicanálise, o behaviorismo (comportamentalismo) e o humanismo. Sem elas, não podemos contar a história da psicologia nem explicar “o que é psicologia”. Além destas 3 forças, que serão explicadas abaixo, existem outras abordagens da psicologia como a psicologia transpessoal e a PNL, Programação Neuro-Linguísitica

Faça também nosso Curso de PNL Grátis

A psicanálise

O pai da psicanálise foi Sigmund Freud, neurólogo austríaco nascido em 1859. A idéia central da psicanálise (análise da psique) é a idéia de inconsciente. Embora seja um conceito complexo, podemos entendê-lo como uma “parte” de nossa mente que o eu, a consciência, não controla.

Com a idéia de inconsciente, Freud explicou os sonhos, sintomas, atos falhos, piadas e doenças psíquicas. De suas amplas pesquisa que procuraram abordar a psique, surgiu o ditado “Freud explica”

Outros teóricos como Alfred Adler, C. J. Jung e Reich discordaram em alguns pontos da teoria de Freud e criaram suas próprias linhas de pesquisa. Mas como todas não abandonam a idéia de inconsciente, podemos dizer que todas surgiram a partir da psicanálise.

O behaviorismo

O termo behaviorismo vem do inglês behavior, comportamento. Em português, podemos dizer tanto behaviorismo como comportamentalismo.

O comportamentalismo define a psicologia como a ciência que estuda o comportamento. Autores como Pavlov, Watson e B. F Skinner deram grandes contribuições para o desenvolvimento desta abordagem da psicologia.

Pavlov estudava o comportamento de salivação de cães. Em seu laboratório de pesquisa, ele criou um experimento que o tornou mundialmente famoso: Toda vez que ele dava comida ao cão ele tocava uma sineta. Depois de certo tempo, apenas tocando a sineta, o cão salivava. Ou seja, ele provou o condicionamento animal, que explica a causa de certas fobias em humanos.

Skinner aprofundou as pesquisas da área, inaugurando o que chamou de behaviorismo radical. Fazendo uso também de experimentos com animais, ele desenvolveu o conceito de condionamento operante.

A grosso modo, podemos resumir este conceito da seguinte forma: o comportamento tem probabilidade de acontecer dada sua relação com os fenômenos anteriores e posteriores.

Em outras palavras: um comportamento vai ser controlado pelo que aconteceu antes e pelo que pode acontecer depois. Por exemplo, posso adorar comer chocolate. Mas se antes de comer chocolate, eu tiver comido muito chocolate, se você me oferecer – mesmo gostando muito de chocolate – provavelmente eu não vou aceitar.

O humanismo

Na década de 1950, houve uma forte reação contra estas duas abordagens da psicologia: a psicanálise e o behaviorismo. Esta reação ficou conhecida como humanismo ou psicologia humanista e tem dois importantes teóricos: Carl Rogers e Abraham Maslow.

Em 1962, Maslow publicou o livro Toward a Psychology of being, em que defendia a existência de uma 3 força dentro da Psicologia: o humanismo.

Um dos conceitos mais conhecidos de Maslow é a de hierarquia de necessidades. Maslow desenhou uma pirâmide, muito utilizada nos estudos de motivação, sobre a ordem de prioridades de satisfação do homem.

Em outras palavras, primeiro buscamos satisfazer a) necessidades fisiológicas – como fome e sono; b) segurança – emprego, família, saúde; c) amizade, relacionamentos amorosos; d) necessidades de estima e; e) realização pessoal.

Psicologia e Profissão

 

A psicologia possui um vasto campo de atuação. Se você deseja cursar a faculdade de psicologia ou se você deseja simplesmente saber mais sobre as áreas de atuação, esta lição é para você. Veja também sobre Mercado de Trabalho – Psicologia

No curso de psicologia estudamos diversos assuntos, desde matérias iniciais e gerais como História da Filosofia, Anatomia, Sociologia e Antropologia até matérias específicas sobre as 3 forças da psicologia e disciplinas práticas.

Como a psicologia se relaciona com os campos citados acima, especialmente a biologia, filosofia e sociologia, é uma área que exige constante atualização.

Abaixo, descrevo as áreas de atuação do profissional de psicologia. Lembre-se que o Curso de Psicologia Online está em constante atualização, por isto cadastre seu email para receber todas as atualizações em primeira mão.

Psicologia Clínica

Compreende a maior área de atuação dos profissionais da psicologia e é também a área que as pessoas mais conhecem e associam com os psicólogos. Geralmente, pensa-se na profissão de psicologia: um consultório com divã.

A psicologia clínica vai sofrer influência das 3 grandes forças da psicologia e de outras áreas mais recentes como a Psicologia Transpessoal e PNL (programação neuro-linguística), bem como da medicina (psiquiatria) e de terapias corporais.

Os psicólogos nesta área buscam tratar o sofrimento mental e psíquico dos pacientes, diagnosticando as doenças mentais e realizando uma intervenção de acordo com as necessidades de cada caso.

Psicologia Online

Orientação Psicológica Online tem por objetivo o atendimento a uma queixa específica de forma breve, escolhendo um determinado problema mais urgente, e focando esforços na sua resolução.

É a mais nova forma de atuação da psicologia. A orientação psicológica online é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia. Clique aqui para ler a Resolução CFP N°012/2005

Psicologia do Desenvolvimento (Infância e adolescência)

Estudo e pesquisa do desenvolvimento mental e emocional de crianças e adolescentes. Mas não só: são também estudados as mudanças provocadas pela meia idade e pelo advento da terceira idade.

Psicologia Social

Estudo e intervenção dos indivíduos em contextos grupais. Ou seja, como o indivíduo se relaciona com grupos (família, escola, amigos, multidões).

Nesta área, o psicólogo pode trabalhar em comunidades, grupos de auto-ajuda e no governo.

Psicologia Organizacional (Empresas)

Foi uma das primeiras áreas de atuação dos psicólogos no início do século XX. Muitos testes de personalidade surgiram através das necessidades das empresas na hora de selecionar e contratar funcionários.

O profissional que trabalha em Organizações e Empresas pode prestar serviços de Recrutamento e Seleção de Pessoal, sendo o único profissional capacitado a aplicar, corrigir e analisar testes psicológicos.

Psicologia da Personalidade

Estuda os padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos, que fazem com que cada pessoa seja única e diferente de todas as demais. Influencia fortemente as práticas da Psicologia Clínica.

Psicologia da Educação (Escolas)

Continue aprendendo mais sobre Psicologia –  Biografia de Psicólogos Famosos

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913