Alfred Adler é um dos pensadores mais influentes e importantes da psicologia. Inicialmente um “discípulo” de Freud, ele foi o primeiro a romper com a psicanálise e fundar sua própria escola, chamada Psicologia Individual. Entre os conceitos formulados por ele, o que se tornou mais conhecido é o
complexo de inferioridade.


Na apresentação do livro A ciência da natureza humana, ele diz:

“Este livro constitui uma tentativa para divulgar entre o povo os fundamentos da Psicologia Individual. Busquei fazê-lo, demonstrando, ao mesmo tempo, a aplicação prática dos seus princípios ao problema das relações humanas na vida em sociedade e à orientação e organização da nossa vida pessoal. É a síntese do que disse em uma série de conferências pronunciadas no Instito Popular de Viena, perante um auditório de centenas de homens e mulheres de todas as idades e profissóes. Com este trabalho procurei patentar quanto os erros de conduta individual prejudicam a harmonia de nossa vida social e comum, ensinar o indivíduo a reconhecer esses erros e, finalmente, mostrar-lhe o modo de se adaptar harmonicamente à vida. Os erros do domínio dos negócios ou das ciências são danosos e deploráveis, mas os de nosso procedimento e conduta poem geralmente em risco a própria vida. Consagrei este livro à tarefa de aclarar o caminho que nos conduzirá a melhor compreensão da natureza humana” (Alfred Adler)


Logo na introdução Adler escreve:


“Não nos podemos aproximar com presunção e orgulho da ciência da natureza huamana. Pelo contrário, o seu conhecimento marca os que a versam com uma certa humildade. O problema da natureza constitui um gigantesco problema cuja solução tem sido, desde tempos imemoriais, nada menos do que uma das grandes metas do saber humano. Nem pode tal ciência ser ciência a que nos dediquemos com o único propósito de formar ocasionalmente especialistas. Seu verdadeiro escopo só pode ser o de levar o conhecimento da natureza humana a todos os seres”.


Voltar para Biografias de Psicólogos Famosos