Para muitas pessoas, a preocupação é um estado constante. Acredito que não é preciso definir o que é preocupação nem porque nos preocupamos. Portanto, o objetivo deste texto é descrever medidas simples e eficazes para acabarmos com a preocupação. 


A preocupação, além de ineficaz (ela não acaba com o “problema”) é prejudicial, pois provoca efeitos físicos e emocionais desagradáveis. Sempre que estiver se preocupando, faça o seguinte:

1) Descubra o conteúdo da preocupação. Complete a frase: estou me preocupando com…



2) Modifique o conteúdo de sua preocupação. Pense em como pode resolver o “problema”. Pense de modo diferente, com criatividade, de forma positiva. Viva o momento presente. 



3) Faça algo para acabar com o motivo de sua preocupação. Ou seja, responda a pergunta: – O que posso fazer para resolver esta situação? Se a resposta for “nada”, leia o passo 4.



4) Ajude alguém com um “problema” parecido. Faça um trabalho voluntário.  A caridade desenvolve capacidades e potenciais que nem sequer sonhamos. 


Escrevi diversas vezes a palavra problema, entre aspas, porque em 90% dos casos o problema é imaginário, irreal, sem sentido. Se podemos pensar em tantas outras coisas e viver melhor, para que nos preocupar com coisas sem sentido, coisas que não aconteceram – e que geralmente nem vão acontecer?

É interessante pensar na frase de John Lennon: “A vida é o que acontece a você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Ou se preocupando. 

Para saber mais: Como liberar sua produtividade. Autores: Richar Ott e Martin Snead.  Editora Infobook. 

FELIPE DE SOUZA
(35) 9179-9096

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913