O criador da Psicologia Individual, Alfred Adler, escreveu o livro “A ciência da natureza humana” com o objetivo de que todos pudessem compreender suas inovações na área. O conceito de complexo de inferioridade é sua contribuição- para a psicologia- que ficou mais famosa. Você sabe o que quer dizer complexo de inferioridade?

Todos nós, em virtude da biologia, nascemos inferiores em comparação com os adultos. Nascemos frágeis, indefesos e se não fosse pelo cuidado dispensado pelas famílias, não sobreviveríamos à primeira infância. Porém, se tivermos uma educação equilibrada, superamos naturalmente este sentimento.

Contudo, em alguns casos em que a educação é inadequada, o sentimento de inferioridade, ao invés de ser superado, é intensificado e se torna inconsciente. Se isso ocorre, a pessoa pode ser levada a desenvolver a ambição de predominar sobre os outros e  sobre o meio em que vive. É desse modo que surgem todos os tiranos, os líderes arrogantes, pretensiosos que não escutam os outros e veem apenas o próprio umbigo.

Portanto, para compensar o seu sentimento interno de inferioridade, estas pessoas tentam ganhar respeito dos outros através de uma compensação: o sentimento de ser superior. É a luta pelo poder. Só precisa ser superior quem se sente inferior.

A trama de quase todas as novelas da televisão brasileira centra-se na diferença entre os personagens que lutam pelo poder e naqueles que buscam o amor (e sexualidade). Os primeiros são geralmente maus, poderosos ou com muita ambição de poder; os segundos são os bonzinhos que – por não quererem ser melhores que ninguém – são maltratados a novela inteira.

Para C. G. Jung, a grande diferença entre estes dois tipos de pessoa dá origem à duas propostas divergentes na psicologia no início do século XX: a de Adler (poder) e a de Freud (sexualidade).

Na próxima postagem escreverei sobre o famoso Complexo de Édipo.

Para saber mais: A ciência da natureza humana. Alfred Adler. Companhia Editora Nacional.

FELIPE DE SOUZA

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913