Sempre achei fascinante entrar em bibliotecas e livrarias. Quem gosta de ler, certamente, tem a impressão de que não vai conseguir ler tudo, e talvez tenha percebido que compra mais livros que dá conta de ler. Confesso que é uma dificuldade que tenho. Hoje tenho que ter um motivo claro para comprar (saber mais sobre, criar um curso, escrever um texto para vocês) para não extrapolar.

Mas existem livros e livros. Hoje gostaria de compartilhar com vocês os livros que indico para a mudança de comportamento. Não são livros teóricos, ou seja, não tratam diretamente de teorias e pensamentos das linhas ou abordagens da psicologia. Mas são livros de qualidade que possuem o que chamo aqui no site de Dicas Práticas. Na medida do possível, vou procurar contemplar abordagens diferentes dentro da psicologia.

10 Livros para mudar o comportamento

1) Modificação de Comportamento O que é e como fazer

modifica_ao_de_comportamento

Este é um livro pensado para os estudantes de psicologia. Mais especificamente, para os estudantes da psicologia comportamental, que desejam entrar na Análise do Comportamento. Entretanto, devido à sua linguagem acessível, também funciona como uma ferramenta para entender o modo como nos comportamos e, consequentemente, alterar os nossos comportamentos.

2) Princípios Básicos de Análise do Comportamento

fotoAmpliada_2105

Comprei recentemente este e penso que ele cumpre igual papel ao anterior (com a vantagem de ser mais barato). Em certo sentido, há a descrição dos principais conceitos da psicologia comportamental, mas, devido à profusão de exemplos e à facilidade de compreender as explicações – é realmente um livro muito didático – penso que pode ser uma excelente introdução para usarmos na análise e modificação dos nossos comportamentos.

3) Vencendo a Ansiedade e a Preocupação – com a Terapia Cognitivo Comportamental (Manual do Paciente)

20120801093654_CLARK_Vencendo_Ansiedade_Preocupacao_TCC_G

Existe livro, escrito por Aaron T. Beck, criador da Psicologia Cognitiva, e David A. Clark é fantástico para aqueles que desejam diminuir a sua ansiedade e as suas preocupações. Encontrarmos a publicação da Artmed na versão para paciente e para terapeuta.

Na versão para paciente, qualquer pessoa pode começar a ler o livro e utilizar os conhecimentos, técnicas e avaliações para melhorar esta parte de suas vidas.

4) Pense Magro – Por toda a vida. A dieta definitiva de Judith S. Beck

41xxrF0NZSL

Na mesma abordagem do anterior, neste livro da filha de Aaron Beck, Judith Beck, encontramos um poderoso manual, super detalhado, para quem quer emagrecer ou manter o peso. É um best-seller nesta área que reúne a psicologia comportamental (comer isso ou aquilo), psicologia cognitiva (os pensamentos que antecedem a alimentação, pensamentos de sabotagem, ansiedade, etc) e a nutrição.

5) Pare de se sabotar e dê a volta por cima

ebook-pare-de-se-sabotar-e-d-a-volta-por-cima-flip-flippen-838601-MLB20384909667_082015-F

Este é um livro que tinha visto em diversas recomendações e demorei um tempo para comprar. O livro tem por subtítulo – Como se livrar dos comportamentos que atrapalham sua vida. Tendo vasta experiência clínica, ajudando desde populações de risco a atletas olímpicos, o autor Flip Flippen desenvolveu uma técnica bastante inovadora.

Ele lista 10 limitações pessoais (excesso de confiança, falta de confiança, superproteção, exigente demais, pouco afável, pouca vitalidade, dominação excessiva, resistência a mudanças, agressividade e impulsividade) que atrapalham as pessoas de atingir o seu pleno potencial. Depois da explicação de cada uma destas limitações – podemos ter uma ou mais como principais – o autor explica como superá-las.

Segundo ele, atingir o pleno potencial não se trata de talento, e sim da capacidade de lidar e superar tais limitações.

6) O poder do hábito

30351365

Apesar de não ser um psicoterapeuta ou ter formação em alguma área relacionada à psicologia, Charles Duhigg fez um excelente trabalho ao estudar de maneira aprofundada como se dá a criação  de um hábito. Jornalista, ele entrevistou e pesquisou a história de centenas de pessoas, de muitos ramos de atuação distintos, e conseguiu a proeza de escrever em uma linguagem totalmente acessível os conhecimentos adquiridos. O subtítulo do livro é Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

7) A arte de fazer acontecer (Getting Things Done)

a-arte-de-fazer-acontecer_mlb-f-3748806561_012013

Este é O livro de produtividade. Produtividade é a área, dentro da psicologia e da administração, que tem por objetivo estudar o comportamento que é eficiente e eficaz. Eficiente porque podemos fazer mais com menos (tempo ou recursos), eficaz porque atinge os objetivos almejados.

David Allen é o maior especialista em produtividade e este é o livro que o tornou mundialmente famoso. O subtítulo diz: “uma fórmula antiestresse para estabelecer prioridades e entregar soluções no prazo”.

8) Em busca de sentido: Um psicólogo no campo de concentração

EM_BUSCA_DE_SENTIDO__1232324518B

Este é um livro, digamos, mais filosófico. Mas insiro aqui porque a questão do sentido dos nossos comportamentos é fundamental. Em outras palavras, quando entendemos o motivo pelo qual queremos continuar vivos, a finalidade da nossa existência, os percalços e dificuldades (até estar em um campo de concentração) adquirem uma outra perspectiva e temos mais chances de superar o que for.

Viktor Frankl é conhecido no mundo todo como o criador da logoterapia. Além do relato do tempo no campo de concentração, encontramos nesta edição dois apêndices: “Conceitos fundamentais de Logoterapia” e a “Tese do Otimismo Trágico”.

9) Liberte-se – Evitando As Armadilhas da Procura da Felicidade

imagem.aspx-5

Este livro, escrito por um dos mais importantes autores da ACT, Terapia de Aceitação e Compromisso, tem se tornado para mim o livro mais importante que li este ano. Ele não só explica os fundamentos da terapia como demonstra através de exemplos cotidianos os fundamentos desta nova abordagem que reúne conhecimentos da psicologia cognitivo-comportamental, da Mindfulness e da Teoria das Molduras Relacionais.

É um livro brilhante com muitos e muitos exercícios práticos!

10) A única coisa

CAPA_UNICA FINAL.indd

E, por fim, um livro que não posso deixar de listar aqui é este, que tem por subtítulo: a surpreendente verdade por detrás de resultados extraordinários. Esta obra reúne o que há de mais fundamental no conceito de produtividade. Fazer uma única coisa por vez. Evitar ser multi-tarefa e ter atenção plena no que realmente precisa ser feito.

Como o subtítulo diz, é uma verdade surpreendente. Como os autores começam: “Se você persegue dois coelhos ao mesmo tempo…não vai pegar nenhum dos dois” (Provérbio Russo).

E para você? Qual foi o livro ou os livros que te ajudaram a mudar? Qual você recomenda?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913