“É natural concluir que o homem, sob o ponto de vista natural, é um organismo inferior. Este sentimento de sua inferioridade e insegurança está constantemente presente em seu espírito, atuando como um estímulo permanente para a descoberta de melhores meios e de mais apurada técnica de adaptação à natureza”.

Olá amigos!

O grande Isac Newton disse em uma carta “If I have seen further it is by standing on the shoulders of giants”, ou seja, “Se eu vi mais longe foi por estar sobre ombros de gigantes”. Esta é uma imagem belíssima para nos ajudar a introduzir o que Adler entender por aspectos sociais da vida psíquica. Esta frase de Newton, por sua vez, vem de um ditado latino nanos gigantum humeris insidentes, de anões se sustentando nos ombros de gigantes. A ideia aqui é de que as descobertas da física feitas por Newton não deveriam ser atribuídas ao esforço individual, à sua capacidade, pois, segundo ele, ele só conseguiu criar as suas teorias por estar sobre ombros de gigantes, ou seja, ter tido centenas de outras mentes brilhantes, de matemáticos, filósofos, cientistas antes dele. 

Em poucas palavras: sozinho Newton pensava que não teria sido possível. Com a ajuda destes gigantes do passado, tinha sido possível. Mas não é necessário ser um gênio para ver como dependemos dos outros para quase tudo. Eu não estaria escrevendo este texto se milhares de pessoas não tivessem trabalho para a criação do computador pessoal, dos programas que utilizo, da internet. E de tudo o que é necessário como condição: cabos, teclado, mouse, energia elétrica, minha escrivaninha, minha cadeira, etc, etc.

Para eu escrever um texto como este é necessário o trabalho de muitas pessoas (que não vemos diretamente). Há o pessoal que trabalha com os servidores do site que estão no Canadá, os serviços de email, o wordpress e todos os seus plugins e a lista continuaria ainda muito. E se formos observar a nossa vida, veremos que dependemos demais uns dos outros para as atividades mais comuns. Se você pega o seu carro para ir ao trabalho, não só muitas pessoas tiveram que construí-lo (como tiveram que inventá-lo antes), mas também a gasolina, a rua e a estrada, o sinais de trânsito tudo o que você utiliza para se locomover foi criado socialmente, antes de ti. Isto é válido para a alimentação, para as vestimentas, para os conhecimentos. Para tudo.

Apenas como uma informação a mais, Adler cita neste segundo capítulo do A Ciência da Natureza Humana, as teorias de Marx e Engels, da infraestrutura e superestrutura, para fundamentar a ideia da importância da divisão do trabalho.

Aspectos sociais da vida psíquica

Deste modo, para Adler, o indivíduo é sempre fraco para produzir algo sozinho, sem ninguém, isolado. Fica fácil de concordar com esta perspectiva se pensarmos que até a linguagem é uma criação social. Um sujeito que nasça em uma floresta, sem contato social nenhum, nunca vai falar. Não vai aprender a ler, não vai aprender os conhecimentos básicos que aprendemos primeiro na escola. Não vai ter condições nenhuma de criar uma teoria da física.

Assim, para Adler todo o desenvolvimento psíquico de um indivíduo tem que levar em conta também o social. O indivíduo nasce fraco, indefeso, inferior. Um bebê humano leva cerca de 12 meses para começar a andar e é extremamente frágil. Se fosse deixado sozinho, para sobreviver por si, não sobreviveria. Mas não só no primeiro ano de vida, os primeiros anos da infância também podem ser claramente vistos como anos de falta de autonomia. Uma criança pequena não consegue e não é capaz de realizar diversas atividades que seriam fundamentais para a sua manutenção.

Adler escreve: “É natural concluir que o homem, sob o ponto de vista natural, é um organismo inferior. Este sentimento de sua inferioridade e insegurança está constantemente presente em seu espírito, atuando como um estímulo permanente para a descoberta de melhores meios e de mais apurada técnica de adaptação à natureza”.

Em sua teoria, a falta de capacidade física levou a humanidade a desenvolver a psique: “O próprio estímulo desse constante senso de inferioridade e inaptidão desenvolveu no homem a precaução e a previdência, e determinou a evolução do seu espírito até chegar ao ponto atual como órgão de pensamento, sentimento e ação. Como a vida social desempenhou papel essencial neste processo de adaptação, o órgão psíquico, desde o começo, deve levar em conta as condições de vida em comum (…) Daí conclui-se que os pensamentos e os conceitos, assim como a razão, a inteligência, a lógica, a ética e a estética se originam na vida social do homem; são, ao mesmo tempo, elos entre os indivíduos, tendo a finalidade de impedir a desintegração da civilização”.

Para o indivíduo, esta falta de capacidade inerente aos seus primeiros anos de vida estabelece também o seu querer, a sua vontade. “Cada ato voluntário principia com um sentimento de inaptidão, de insuficiência, e em sua resolução se encaminha para uma condição de satisfação, de repouso, de plenitude”.

Conclusão

O ponto de vista de Adler é certamente o ponto de vista de um extrovertido (segundo a teoria de Jung. Você pode saber mais sobre a extroversão aqui). O sujeito introvertido, para Adler, é  um sujeito que não conseguiu se adaptar direito ao seu meio.

O sentimento de sociabilidade (Gemeinschaftgefühl), o sentimento de estar junto é, portanto, o centro para a ligação do indivíduo com a sociedade que o precede e, ao mesmo tempo, é o que fará com que o indivíduo se adapte aos outros e, em alguns casos, ajude na consolidação ou criação das instituições sociais. Assim, até para sabermos sobre como um indivíduo é, segundo Adler, utilizamos critérios sociais:

“Somente do ponto de vista da sociedade é que julgamos um caráter bom ou mau  (…) Os critérios que podemos julgar um indivíduo são determinados pelo valor do indivíduo para o gênero humano em geral”.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913