Como “esquecer” uma pessoa?  PNL (Programação Neuro-linguística) para o rompimento de uma relação.

Esta é uma técnica da Programação Neuro-linguística. O objetivo dela é acelerar o processo que existe com o fim de um relacionamento. De certa forma, todos acabam passando por cada uma das fases descrita abaixo. Então, ao invés de levarmos meses ou anos elaborando e reelaborando o fim de um relacionamento, podemos fazê-lo rapidamente.

Tendo certeza de que você não deseja mais ter qualquer relacionamento com a pessoa, siga todos os passos abaixo. Certifique-se de que não haverá interrupção. Imagine perfeitamente cada momento e faça o caminho passo a passo, como segue:

Imagine que você sentada em uma sala de cinema e na tela está uma foto de você, como você é hoje. Na foto você está se sentindo confortável, com um sorriso no rosto.

Agora imagine que você está saindo do seu corpo – que está sentado em uma das cadeiras do cinema. Você sai do seu corpo e agora está na sala de projeção, bem atrás da última fileira de cadeiras. Assim, você pode ver o seu corpo ainda sentado, e também, a foto de você hoje na tela.

E, então, na tela, você começa a ver um filme em preto e branco. O filme que está passando contém apenas cenas boas do seu relacionamento. As cenas são em preto e branco (como nos filmes antigos) e você consegue ver todas as cenas boas que aconteceram – todas as coisas que aconteceram quando vocês se conheceram e se apaixonaram, os momentos divertidos, as risadas, o contato físico…  você vê este filme em preto e branco da sala de projeção do cinema. Você vê o filme na tela e também o seu corpo sentado logo a frente. O filme passa desde o começo do relacionamento até o rompimento.

Então o filme acaba e você volta a ver na tela a foto de você, se sentindo confortável e sorrindo.

Agora, o filme que começa a passar na tela é um pouco diferente. Você vê um filme em preto e branco, mas ele está indo de trás para frente, como se você tivesse voltando um DVD. As cenas começam com o rompimento e vão até o começo do relacionamento.

Agora você vai sair da sala de projeção e vai entrar “dentro da tela”. Você vai começar a estar dentro da cena do rompimento. Mas, assim como no passo anterior, você vai ver passar todos os momentos de trás pra frente até meses antes do começo do relacionamento. O filme agora, de traz pra frente, é bem rápido, você sente os meses passando rapidamente, em menos de 10 segundos. Talvez até menos, e você volta a estar – do rompimento – até meses antes do começo.

Em seguida, você sai da tela e volta a estar sentada na cadeira do cinema e vê novamente a foto de você mesma, se sentindo confortável e sorrindo.

Agora, na tela, começa a passar momentos ruins do relacionamento. Você se levanta da cadeira e entra dentro do filme e começa a ver, ao seu redor, as cenas ruins de coisas que aconteceram, como brigas, desapontamentos, dúvidas, incertezas, problemas…

E, novamente, você está na cadeira do cinema. Na tela, a foto de você se sentindo confortável e sorrindo.

Agora, você vai pensar em você daqui a alguns anos, por exemplo, cinco anos. Você já está lá no futuro, e olhando para trás, para o relacionamento, você percebe que você aprendeu muito com ele. Você pode ver e sentir que foi uma experiência importante em sua vida e que você já consegue entender o lado da outra pessoa e perdoar pelas coisas não terem dado certo. Você também consegue se perdoar por qualquer ação, palavra ou pensamento equivocado.

Agora, você está ainda no futuro e encontra a pessoa, cinco anos após o momento presente. O que você sente?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 04/25443), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Vídeos e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade). E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - (12) 3042-0336 - Whatsapp (35) 99167-3191 - Snapchat: psicologiamsn