Técnica como Escolher, como tomar decisões

Orientação Profissional e em geral


Como decidir que caminho tomar? Que carreira seguir? Quando se tem 17, 18, 20 anos esta é uma dúvida frequente. Existem várias formas de descobrir, uma delas é a possibilidade oferecida pela psicologia chamada Orientação Profissional.

Mas hoje, não falarei especificamente da Orientação Profissional em Psicologia. Vou dizer para vocês à respeito da técnica fundamental para permitir uma escolha, para possibilitar uma decisão, para tomar um rumo. Esta técnica serve não só para a escolha profissional, mas para todas as escolhas que temos que tomar.

Podemos chamar esta técnica de Possibilidades. Pois a essência dela é trabalhar com as possibilidades, primeiro aumentando as possibilidades, depois reduzindo.


Então, vamos por passos.

1) Ver todas as possibilidades

Neste primeiro passo, devemos imaginar, criar, pensar em todas as possibilidades possíveis. Parece redundante dizer dessa forma, mas é assim mesmo. Imagine tudo o que é possível, tudo o que poderia ser escolhido, amplie os horizontes, descubra novas formas. No caso da Orientação Profissional, pense em todas as profissões, carreiras, cargos que você poderia ter.

2) Reduzir as possibilidades

Como reduzir? Uma forma é excluir, retirar das possibilidades o que você NÃO quer fazer. Em hipótese alguma, de forma nenhuma. É uma escolha por exclusão. Na vida, muitas e muitas vezes, também fazemos desse jeito. “Isso não é para mim” “Não quero mais isso em minha vida!”

3) Possibilidades restantes

Agora reveja o que sobrou. Tirando o que você NÃO quer fazer, quais são as possibilidade restantes? Claro que podem ser muitas ainda… as vezes centenas…

4) Possibilidades Possíveis no momento

Agora pense nas circunstâncias que você tem. Imagine que para algumas das profissões que você escolher você terá que morar em outro estado ou país – e não quer isso – ou terá que investir muito dinheiro – o que pode não ter – ou então perceba eventos que podem lhe impedir no momento de seguir a profissão ou algumas profissões.


Podemos pensar em alguns exemplos.


Talvez alguém queira fazer medicina. Mas olhando os valores necessários para fazer a faculdade (custos de mensalidade, livros), necessidade de tempo integral… esta carreira não se torna uma possibilidade possível no momento. Mas veja bem: no momento presente. 


Uma saída seria escolher por uma carreira próxima, como biomédicas, por exemplo. Depois ainda fica o caminho para cursar a faculdade.


Outro exemplo: talvez a pessoa queira ser piloto de avião. Adoraria… mas tem medo de altura. Ora, obviamente, esta não é uma possibilidade possível.

5) Conclusão

Bem, com esta técnica primeiro expandimos as possibilidades para perceber caminhos que ainda não haviam sido pensados. Expandido, podemos ter uma série de ideias novas, direções inesperadas, rumos surpreendentes. Mas, em um segundo momento, é necessário perceber o que não queremos, o que nunca faríamos, o que não é para cada um de nós.


Com este segundo passo, já excluímos um pouco o que poderíamos fazer (todas as possibilidades) e o que não gostaríamos de fazer (algumas possibilidades). Deste modo fica mais fácil de começar realmente a escolha.

O terceiro passo, consiste em notar bem o que ficou nestas “algumas possibilidades”. Destas, quais são realmente possíveis no momento presente ou nos próximos anos? Existem limitações financeiras, de tempo, limitações por dificuldades emocionais ou problemas familiares?

Quais são as possibilidades que são realmente possíveis no dia de hoje? Retirando, então, o que não queremos para nós e o que não podemos por algum motivo externo e circunstancial, fica muito mais fácil de escolher, seja na profissão ou em qualquer outra área.

Esta é uma excelente técnica que serve não só para a escolha profissional, mas para todas as escolhas que temos que fazer ao longo de nossas vidas. Espero que tenham gostado!

Atenciosamente,


Felipe de Souza