Você já parou para pensar que tudo começa com um pensamento? Todas as nossas alegrias começam nos nossos pensamentos sobre a vida, sobre os fatos, sobre nós mesmos e sobre os outros.

Assim também acontece com as coisas negativas: nossas tristezas começam em nossos pensamentos, pensamentos esses que NÓS MESMOS CRIAMOS e pelos quais SOMOS RESPONSÁVEIS. Tudo o que pensamos exerce forte impacto sobre nós.


Tomemos como exemplo um jovem de 30 anos, cheio de vida e alegria. Durante uma esporádica visita ao médico, descobre que está doente. O pensamento “estou doente” não abandona a sua mente. A partir de então, o jovem começa a se sentir mal, sem vitalidade. O impacto do pensamento negativo faz-se notório. Caso o jovem pensasse que iria melhorar, se sentiria melhor.

Toda doença começa com um pensamento, tanto as doenças físicas quanto as doenças psicológicas. Esse pensamento, quando muito repetitivo e perturbador, acarreta mal estar físico, dores de cabeça, alergias, infecções, tumores etc.

A questão é: como mudar os pensamentos negativos? É uma tarefa trabalhosa, mas dá para ser realizada com grande êxito quando há vontade, esforço. O primeiro passo seria rever a forma como se vê as coisas.

Tentar ver o lado positivo (não só no sentido de felicidade, mas no sentido de pensar o que tal situação pode lhe trazer de positivo para o seu crescimento, o que se pode tirar de lição) das pessoas, do mundo, da vida.

Já dizia um grande sábio que somos o que pensamos. Basta que tenhamos autocontrole o suficiente para pensarmos o bem e nos sentirmos bem.Tornarmo-nos consciente de nossos pensamentos, da inquietude e movimento de nossas mentes ajuda e muito. “Não vemos o mundo como ele é, vemos o mundo como somos.” Anaïs Nin

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913