O poeta John Godfrey Saxe conta uma história muito interessante sobre pontos de vista.

Seis homens cegos desde o nascimento foram conhecer o que era um elafante. O primeiro se aproximou do animal tocando a anca deste e disse:

– O elefante é muito parecido com um paredão.

O segundo chegou perto e a primeira parte que sentiu foi o dente do elefante. Logo ele questionou a definição do primeiro, dizendo:

– Paredão? O elefante parece uma lança!

O terceiro pegou na tromba e criticou os dois:

– O elefante parece uma cobra!

O quarto tocou o joelho do animal e proclamou:

Vocês todos estão muito errados! O elefante é como uma árvore!

– O quinto se aproximou tocando a orelha. Achou, é claro, que todos os seus amigos estavam incrivelmente equivocados:

– O elefante é como um abanador!

O sexto e último homem apalpou a cauda: – Qualquer um pode sentir que o elefante é exatamente como uma corda!

Cada um com seu ponto de vista

Todos os seis homens estavam certos. Podemos definir o que é um elefante a partir dos seis pontos de vista diferentes!

Mas na vida, em geral, esquecemos que outros pontos de vista diferentes do nosso podem estar igualmente certos.

A história nos lembra a frase do mestre tailandês Ajahn Chah: “Você tem tantos pontos de vista e opiniões, o que é bom e mau, certo e errado, como as coisas deveriam ser. Você se apega a seus pontos de vista e sofre tanto. São apenas pontos de vista, sabe”

E também a frase do Prof. Henrique José de Souza: “O verdadeiro homem é aquele que não fica radicado nas mesmas ideias”.

É realmente importante, nas relações interpessoais, tentar entender o ponto de vista dos outros com quem estamos nos relacionando. É fácil entender: basta pensar na história de vida de cada um, no que a pessoa já viveu no passado, já sofreu e aprendeu…

Na frase de Ajahn Chah também podemos ver que temos sempre um ponto de vista do modo como as coisas deveriam ser. As coisas – que não estão sob o nosso controle – são como são.

Nada impede, é claro, que busquemos melhorar – mas a sabedoria nos indica que temos tudo aquilo que precisamos no momento.

O que você acha? Concorda ou discorda? Qual é o seu ponto de vista?

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913