Orientar-se significa buscar o Oriente. O Oriente é o Leste, o lugar onde o sol nasce. Buscar uma orientação é buscar o próprio sol, o lugar onde nasce a sabedoria, luz própria. Em muitos momentos, ficamos confusos com o universo de possibilidades que podemos viver. De acordo com a filosofia oriental (do Oriente ou de onde o sol nasce), todo sofrimento é ignorância. Sofremos porque não sabemos, ignoramos o caminho a seguir. Como encontrá-lo?

Para encontrarmos orientação, em nós mesmos, podemos fazer as seguintes perguntas:

– Quais são os meus valores mais fundamentais?

– O que importa mais nessa vida?

– Como eu posso aplicar o que acredito de verdade nesta situação?

Ficar em dúvida, claro, também faz parte do jogo da vida. Só que quando o momento chegar não poderemos seguir todos os caminhos. Decidir significa escolher e deixar de lado as outras opções. Talvez as outras opções possam ser vividas no futuro. Talvez não.

Um de meus pacientes teve que tomar uma decisão muito importante, que iria mudar completamente sua vida, seu dia-a-dia. Devo ou não entrar em um relacionamento sério? Era a pergunta.

A resposta para a pergunta foi pensada com os seus valores fundamentais: “O que mais importa para mim agora: ficar sozinho ou compartilhar minha vida com a pessoa que eu gosto?”

Outra paciente, buscando orientar-se na escolha de sua profissão, considerou todas as opções que desejava. A escolha foi consciente: “o que mais importa na vida é estudar o que gosto”.

Outras pessoas já escolhem a carreira a seguir tendo em vista outros valores como status ou possibilidade de ganhar mais dinheiro.

Não há uma regra para todos a não ser a regra de seguir aquilo que realmente acreditamos, o que é mais importante para a sua vida futura.

Nesse sentido, podemos pensar na frase do Prof. Henrique José de Souza: “Pensar com o coração e sentir com a mente”. Nesta frase paradoxal, vemos que o coração pode nos responder de forma lógica e a mente pode intuir o que é melhor para nós.

Pensar em nossos valores e crenças mais importantes é a 14° forma de ressignificar (de mudar o significado) que encontramos no livro Mind-lines, lines for changing minds, baseado na PNL, Programação Neuro-Linguística.