Um dos pressupostos das ciências é não acreditar em uma verdade simplesmente porque ela foi dita por alguém importante. Foi assim que o pensamento de Aristóteles foi criticado por Newton e o de Newton foi criticado por Einstein…e os outros cientistas seguem duvidando do que foi estabelecido como certeza e assim, a ciência vai com o tempo se modificando.

Por isso, o pensamento do filósofo Rene Descartes foi tão importante para a história do pensamento moderno. Em seu livro O Discurso do Método, Descartes começou duvidando de tudo o que ele acreditava anteriormente.

Ele começou a pensar nas coisas que os outros tinham lhe dito e colocou tudo em dúvida: até a certeza de que estaria acordado e que tinha um corpo!

Foi assim que ele chegou na primeira verdade: se eu duvido, eu penso. Se eu penso, eu existo. E então ele escreveu a famosa frase: “Penso, logo existo”.

Deste modo, o método de Descartes é o método empregado na ciência até os dias atuais. O métoda da dúvida! Podemos duvidar propondo a seguinte questão: “Quem disse que isso é verdade?”

E com esta pergunta podemos questionar as coisas que viemos aprendendo ao longo dos anos, coisas que nos prejudicam e nos limitam.

Há uns dias atrás vi uma entrevista do jogador Ronaldo, recém aposentado. Quando ele começou a jogar futebol, sua mãe lhe disse que ser jogador de futebol não lhe daria futuro nenhum. Aquela profissão não daria dinheiro!

Bem, Ronaldo duvidou daquela afirmação, mesmo sendo a mãe dele quem havia falado!

Infelizmente, não é o que vemos com frequência no consultório. Se um pai ou uma mãe dizem que ser músico não dá dinheiro, a pessoa desiste do seu sonho. Também dizem que não dá dinheiro fazer filosofia, psicologia, história… entre muitas outras profissões.

Mas quem disse que é assim? Será que é assim mesmo? Não existem profissionais que desmentem estas verdades?

Deste modo, podemos começar a mudar os nossos pensamentos, sentimentos e crenças duvidando da validade do que recebemos como certeza.

Ronaldo duvidou. Os cientistas duvidam das certezas e é assim que vamos criando novas realidades!

Não sei se vocês sabem mas o inventor do rádio, Marconi, contou aos seus amigos que tinha descoberto a possibilidade de enviar mensagens pelo ar (sem a necessidade de usar fios, como era até então com o telégrafo). Sabe o que os amigos dele fizeram?

Colocaram ele no hospício.

Marconi questionou aquela certeza (de que seria impossível enviar uma mensagem pelo ar). Assim como muitas outras pessoas estão neste mesmo momento questionando limites que o próprio ser humano se impõe. Estes estão procurando viver a sua vida, da melhor maneira que podem.

O método da dúvida, então, pode ser resumido em duas pequenas perguntas:

– Quem disse que é assim?

– Desde quando foi assim?

Esta é a 13° forma que aprendemos de criar novos significados, de romper limites e paradigmas, que encontramos no livro Mind-lines, lines for changing mind, de PNL, Programação Neuro-Linguística.

Espero que esta técnica de mudar, possa ser útil para você também. Afinal, quem disse que você não pode mudar para melhor?