Com 6 processos psicológicos, a ACT possibilita avaliar as dificuldades atuais, encontrar práticas para a mudança e acompanhar o progresso do tratamento. 

Estamos vendo uma grande mudança atual da psicologia que desenvolve protocolos para tratar os transtornos mentais, para a psicologia que é baseada em processos.

Quando vamos aprofundando na psicologia baseada em evidências, vemos que existem muitos protocolos para os transtornos. Por exemplo, podemos aprender o protocolo da TCC para o transtorno depressivo maior, ou a terapia dialética para transtorno borderline, ou a terapia de aceitação e compromisso para o transtorno de ansiedade.

Aprendendo uma série destes protocolos vemos que eles apresentam processos em comum: a terapia dialética e a ACT usam Mindfulness, bem como a TCC mais recente; a terapia cognitiva para os transtornos de ansiedade social e estresse pós-traumático usam estratégias de exposição, que também é utilizada no tratamento de fobias específicas. Ativação comportamental está presente na terapia comportamental para a depressão e, igualmente, em vários protocolos da TCC.

Ou seja, vemos que vários tipos de intervenção – nas mais diferentes abordagens – se baseiam em processos psicológicos comuns.

Por que aprender ACT

A ACT pode ser a sua primeira oportunidade para aprender a psicologia baseada em processos. A ACT define 6 processos psicológicos que permitem entender:

– as causas do sofrimento e da inflexibilidade psicológica

– práticas para intervir exatamente nas causas particulares de cada caso

– através das mudanças dos processos de inflexibilidade para flexibilidade, podemos acompanhar o progresso do tratamento.

Os seis processos da imagem, que chamamos muitas vezes de Hexaflex (por serem 6 e por trazerem flexibilidade) estão, portanto, para além de diagnósticos de transtornos mentais específicos. Notamos os mesmos processos não somente em vários tipos de sofrimento como também em nossa própria vida. Em muitos momentos podemos, por exemplo, ter clareza dos nossos valores, mas em outros momentos, nem tanto.

Saiba mais no vídeo abaixo:

Meus estudos sobre a ACT

Comecei a estudar a ACT, Terapia de Aceitação e Compromisso, em 2015, ao fazer a minha primeira formação como Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Desde então, já fiz vários cursos com os principais fundadores desta abordagem como Steven Hayes, Kirk D. Strosahl e Kelly G. Wilson.

No ano passado, criamos um grupo incrível, com quase 50 pessoas, para aprendermos com o livro Terapia de Aceitação e Compromisso! Foram trocas muito ricas, que me permitiram entender ainda mais a ACT e formais didáticas de explicar a teoria e a prática.

Continuando o projeto de estudar em detalhes os processos estudados pela ACT, vamos ler agora o livro da foto: Aprendendo ACT.

Informações sobre o Grupo de Estudos

Os encontros deste novo grupo acontecem aos sábados 14:00 pelo Zoom. Para quem não puder participar ao vivo, poderá assistir também aos encontros depois, que ficam gravados e acessíveis através de login e senha em nosso site de cursos.

Também teremos um grupo no Telegram e WhatsApp para trocarmos.

Inscrições: clique neste LINK

Início: 22/01

Valor: 60 reais mensais.

Dúvidas: 11984156913

Email – psicologiamsn@gmail.com

Dr. Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913