Gosto bastante da PNL, Programação Neurolinguística. Embora muito dos livros de PNL toquem o que chamamos de autoajuda e sejam criticados por esse motivo pelos psicólogos, às vezes é útil testar alguma coisa nova para saber como é e se funciona.

Como em minha experiência pessoal já utilizei certas técnicas da PNL para ajudar a concretizar grandes objetivos – como passar no vestibular mesmo não sendo um bom aluno – ou superar circunstâncias da vida difíceis emocionalmente ou a decidir, de tempos em tempos retorno para os meus estudos e aprendo alguma outra técnica da PNL.

Veja também:

Descubra seus objetivos

O Fim de uma relação – Técnica para superar

Técnica para Decidir

A técnica a seguir é utilizada para a mudança de comportamentos. Tenho recebido muitos pedidos para falar sobre o psicodrama e há uns dias fiquei pensando como que funciona a mudança ocasionada na psique de um ator. Em resumo: como alguém consegue se transformar em outro alguém? Como um ator “veste” o personagem e passa a pensar, agir, sentir como se não fosse ele ou ela?

Esta pergunta me levou a encontrar materiais que relacionam a PNL com a área de atuação. Se um ator consegue transformar o seu comportamento modificando certos trejeitos, imaginando a história do personagem, mudando um pouco o tom de voz e a respiração (ainda que seja necessário estudo) não me parece que seja difícil mudar um comportamento, se quisermos. Afinal, um dos princípios da PNL é que se alguém consegue, também podemos conseguir.

Abaixo descrevo o passo a passo da técnica. Há uma imagem para como deve ser a posição dos olhos. Explico: para a PNL, o posicionamento dos olhos elicia um tipo de sistema representacional. Assim, se olhamos para baixo, fica mais fácil de sentir as sensações do corpo e as emoções. Se olhamos para cima, fica mais fácil de visualizar uma imagem ou cena passada ou criada.

Técnica para mudar comportamentos

nbcues-2

  1. Pergunte a si mesmo: “se eu realmente atingir o meu objetivo, como vai parecer?” (Faça isso colocando seus olhos para baixo e para esquerda)
  2. Imagine a si mesmo atingindo o seu objetivo (Olhe para cima e para direita para ajudar a estimular a imaginação). 
  3. Para ajudar a visualizar:
    1. Lembre-se de um sucesso similar que foi atingido.
    2. Modele alguma outra pessoa que tem o mesmo tipo de sucesso.
    3. Imagine você mesmo atingindo uma parte menor do seu objetivo (Mova seus olhos para cima para esquerda ou para direita)
  4. Entre na imagem, como se ela estivesse na sua frente. (Coloque seus olhos e cabeça para baixo e para direita para você sentir melhor) 
  5. Compare esses sentimentos com os sentimentos de um sucesso passado similar. (Mantenha seus olhos e cabeça virados para baixo e para a direita)
  6. Se os sentimentos não forem idênticos, pense no que você precisa e acrescente ao seu objetivo. Volte ao passo um para expandir o seu objetivo. (Mova seus olhos e cabeça para baixo e para a esquerda)

Expansão dos 7 passos

  1. Diga para si mesmo, “se eu já fosse capaz de… (diga o seu objetivo)… como isso iria parecer?”
  2. Construa uma imagem de como seria se você já estivesse atingindo seu objetivo agora mesmo. Talvez você veja você mesmo como se você fosse um outra pessoa (imagem dissociada)
  3. Se você não consegue imaginar você claramente, use as seguintes estratégias:
    1. Quebre o seu objetivo em objetivos menores. Pergunte a si mesmo: “existe alguma parte do meu objetivo que eu consiga me ver realizando?”, por exemplo, “será que eu consigo me ver conquistando o primeiro passo relacionado ao meu objetivo?”. Visualize então você atingindo essa parte menor do seu objetivo.
    2. Use uma imagem de um sucesso que você atingiu que seja parecido. Pergunte a si mesmo: “existe alguma coisa já realizada em minha história de vida que seja relacionada a este objetivo?” Visualize o que você fez nessa situação e edite ou modifique a imagem para se transformar no objetivo atual.
    3. Modele alguma outra pessoa. Pergunte a si mesmo: “Quem eu conheço que já é capaz de atingir o objetivo que eu quero realizar?” Visualize o que esta outra pessoa faz para ser bem sucedida. Então visualize você mesmo fazendo o que esta outra pessoa faz.
  4. Mentalmente entre na imagem, como se você tivesse dando um passo a frente, na imagem de você atingindo o seu objetivo de maneira que você possa sentir como se você já estivesse fazendo agora o que você viu você fazendo no passo anterior. O que você veria, ouviria, sentiria?
  5. Compare os sentimentos que você tem ao se colocar integralmente na experiência com os sentimentos que você identificou antes em experiências semelhantes nas quais você foi bem sucedido.
  6. Ponto de decisão
    1. Se os dois sentimentos forem praticamente idênticos então você terá confiança de que você pode atingir o seu objetivo tão facilmente como pode atingir objetivos anteriores, então está tudo ok.
    2. Se os dois sentimentos não forem idênticos então você pode nomear o que está faltando ou o que será preciso (por exemplo, “criatividade”, “mais autoconfiança”, “estar mais relaxado”, etc).
  7. Aplique a mesma regra para este recurso que talvez você precise assim como você aplicou para o seu objetivo inicial. Ou seja, seja positivo. Por exemplo, se você precisa é “estar menos nervoso”, pergunte a si mesmo, “Se eu pudesse ficar menos nervoso, o que eu estaria fazendo então?”
  8. Refine o seu objetivo pegando o nome do recurso que você precisa unindo o seu objetivo com uma união de frases. Por exemplo, “eu quero ser mais assertivo com os colegas de trabalho” E “quero me sentir mais autoconfiante ao lhes dar ordens”

Dúvidas, sugestões, comentários, por favor, escreva abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913