Olá amigos!

Estou começando um novo site. Um site que leva o meu nome no domínio – Felipe de Souza. O objetivo deste novo projeto é postar artigos, vídeos, textos, pensamentos e trabalhos científicos da Mindfulness Psychology, a Psicologia da Atenção Plena.

Saiba mais aqui – O que é Mindfulness?

Ontem publiquei um vídeo no qual há a seguinte questão: Quanto tempo você consegue ficar sem celular? E desde então tenho procurado responder a esta pergunta.

Estar aqui e estar em qualquer lugar

O grande objetivo da Mindfulness Psychology é desenvolver em cada um o estado de Mindfulness. O estado de atenção plena. Em espanhol, vejo bastante a tradução de Mindfulness por consciência plena.

Por exemplo, aqui e agora, em minha bela cidade de São Lourenço (MG) estou ouvindo dezenas de passarinhos cantando. Isto está acontecendo aqui. E, principalmente, está acontecendo agora.

Qualquer tecnologia pode ser utilizada para o bem ou para o mal, para nos colocar no estado de piloto automático ou para nos trazer para o momento atual. Imagino que desde que as primeiras tecnologias foram inventadas, existe a discussão sobre a ética da tecnologia.

Uma foice é boa ou ruim? Depende. Dependo do fim. Se for utilizada para a agricultura, será útil e boa. Se for utilizada para matar alguém será desastrosa e má. Assim é com a energia atômica. E assim é com a TV e com a internet.

Em alemão televisão é fernsehen. Sehen é o verbo ver. E fern significa longe. Ver ao longe. Em português temos igual sentido, embora não pareça tão claro quanto deve parecer na língua de Freud e Jung. Ver a distância.

É bom saber o que está acontecendo na Síria? É bom saber o que está acontecendo nos Boletins Policiais? Sim, porque grande parte da pauta de um jornal se baseia nos B.O de delegacias de todo o Brasil…

Então podemos responder que é bom. É bom porque podemos saber de uma infinidade de coisas que não saberíamos se não tivéssemos TV. Porém… é útil? Vai te fazer bem? Você poderá fazer alguma coisa pela Síria ou pela política?

Imagino que a resposta será negativa.

Com a internet temos um fenômeno totalmente novo, porque agora somos nós que fazemos a programação. Você pode ver um documentário. Uma piada. Uma notícia (verdadeira ou falsa). Você fala com as pessoas. Compartilha e curte.

É um fenômeno tão inédito que a minha filha adolescente simplesmente não quer ter uma TV em seu quarto. (Quando tinha a idade dela, todo e qualquer adolescente queria ter uma TV só para si).

Então, a internet é boa ou é ruim? De novo, depende. Depende do uso que façamos dela. Seria impossível para mim publicar este texto sem internet. A internet, para mim em sua maior parte, é um trabalho. E existem milhões de pessoas que também trabalham online.

Mas o que eu tenho percebido – e me incluo na equação – é que perdemos muito tempo na internet. É um tempo totalmente improdutivo. Para nada. Igual antes quando ficávamos  4, 5 horas em frente a TV (a metade destinada a ver comerciais), agora ficamos nas redes sociais ou outros sites interessantes, mas não muito úteis.

Do mesmo modo que com a TV, com a internet estamos vendo o que está longe. Não estamos vendo o que está perto. Por isso, não é a toa a sensação que todos parecem estar tendo de que o tempo está passando rápido demais. De que não dá tempo para fazer nada…

Portanto, eu lhe faço um desafio! Toda semana, durante um dia inteiro fique sem TV e sem internet.

Desafio: um dia sem TV e internet

Sem TV e sem internet certamente você terá mais tempo. Mais tempo para encontrar os amigos, no mundo real, mais tempo para pensar e conversar consigo mesmo, mais tempo para apreciar a beleza na arte ou na natureza, mais tempo para se cuidar. Você certamente também terá menos preocupações. Verá que o mundo não está tão perdido como se vê nas telas.

menos-tecnologia-mais-vida

Você certamente aproveitará a presença de quem está perto de ti e não ficará vagando e divagando com o que não está presente.

E muito mais…

Com as práticas da Mindulness Psychology, começamos a perceber cada vez mais que a vida acontece aqui e agora. Não acontece mais ontem. Não acontece no que vai ser amanhã. E, igualmente, não acontece no que está longe. Como a maior parte do que vemos na TV e na internet (o que está longe) não tem muito sentido e não é útil e geralmente não é positivo, porque não desligar e focar aqui?

Talvez você não tenha nada para fazer. Talvez você não tenha nenhum lugar para ir. E começar a perceber isso, que a sua felicidade independe dos resultados externos, lhe trará mais paz, mais calma e mais tranquilidade.

Participe do desafio! – você pode começar em um domingo ou em um dia em que não precisará fazer nenhuma atividade profissional – e depois deixe seu comentário abaixo!

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913