Olá amigos!

Descobri um livro recentemente chamado Porque? de Simon Sinek. No texto e vídeo de hoje, gostaria de conversar com vocês sobre o argumento principal do livro. O problema de não saber o porquê, o motivo, a razão ou o sentido de alguma coisa é um problema dos mais importantes.

– “Por que mesmo eu estou fazendo isso!?”

– “Por que eu quero seguir nessa direção?”

Em termos éticos, existem sempre dois polos para cada pensamento, sentimento, sensação ou sentimento: o passado (a causa) e o futuro (o sentido).

Podemos responder que estamos fazendo algo por causa dos nossos pais, por causa do que vão pensar em sociedade, por causa de uma moral ou orientação espiritual.

Por outro lado, desde a Ética a Nicomaco de Aristoteles, temos a perspectiva do fim, da finalidade, da teleologia. Pensamos, sentimos ou fazemos algo em direção a uma finalidade, em busca de algo, a saber… a felicidade.

Mas voltando ao livro do Sinek, vemos que ele apresenta um argumento antigo com nova roupagem. E está nova roupagem é até muito didática.

Esquecemos geralmente de considerar ou mostrar para os outros o porquê e falamos apenas do que deve ser feito e como deve ser feito.

– O que você deve fazer? Você deve ir a estudar. E como você deve fazer? Você deve ir à escola.

Mas para quê? Por que?

Dai os pais dizem algo como porque se você não estudar você será lixeiro. É um porque mas um porque muito pouco motivador.

– O que você deve fazer? Você deve parar de fumar. Como? Procurando um tratamento. Por que? Porque isso ainda vai tem matar.

Dai a pessoa diz: mas todos nós vamos morrer… Ou seja, ela não vê um real motivo para parar. Um porque mais motivador seria fazê-la imaginar que fumando ela não terá muita chance de viver com seus netos…

– O que você deve fazer? Você deve emagrecer. Como? Fazendo um regime. Porque? Porque desse jeito você não está na moda. Ora, mas é se a pessoa não se preocupa com a moda?

Um porque mais motivador seria de ela poderia se sentir mais leve, mais ágil, mais saudável se emagrecer.

Segundo Sinek, bons líderes ou pessoas boas em se motivar e motivar os outros sempre começam pelo porque. Mas é um porque significativo, pelo qual estaremos dispostos de entender o que temos que fazer e a encontrar meios de fazê-lo.

Compartilho abaixo o vídeo que fiz sobre este tema. Tem cerca de 12 minutos. Inscreva-se também em nosso cana no YouTube! Você receberá automaticamente os nossos vídeo!

Canal no YouTube – Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913