Atualmente a Psicoterapia breve é uma das opções para quem deseja fazer terapia, mas não tem tempo ou dinheiro para pagar uma psicoterapia profunda. Como o próprio nome já diz é uma intervenção terapêutica com tempo e objetivos limitados.

Nos meus atendimentos com psicoterapia breve, utilizo a base psicanalítica, ou seja, trabalho com a questão focal e realizo interpretações psicanalíticas para que o paciente desenvolva o autoconhecimento e reflexão sobre os mecanismos psíquicos inconscientes que moldam sua vida ajudando a resolver suas dificuldades.

Os objetivos são estabelecidos a partir de uma compreensão diagnóstica do paciente e da delimitação de um foco, considerando-se que esses objetivos passíveis de serem atingidos num espaço de tempo limitado (que pode ser ou não preestabelecido), através de determinadas estratégias clínicas.

Como funciona a Psicoterapia Breve

Ocorre então uma entrevista inicial com o paciente onde relata sua queixa e um breve histórico de sua vida e junto com o psicólogo delimitam o foco do tratamento.

Esse foco é importante estar bem definido, pois é o tema que será trabalhado durante as sessões, mesmo que apareçam outros conteúdos ou conflitos durante os atendimentos, se dará uma interpretação maior para a queixa delimitada.

Em alguns casos quando o paciente possui diversos temas para serem trabalhados durantes os atendimentos de psicoterapia breve é orientado para que o mesmo realize a psicoterapia profunda que será mais eficaz nesses casos.

Eu indico a psicoterapia breve para quem está passando por algum problema especifico não grave.

1219521-7

Queixas mais comuns na Psicoterapia Breve

As queixas mais comuns que indico psicoterapia breve são:

– Crises de Casamento e/ou Conflitos familiares,

– Fobias, Depressão leve,

– Problema Emocional relacionado a um conflito.

– Necessidade de tomar decisão (separação, mudar de emprego, abrir um negócio),

– Orientação Vocacional (qual vestibular prestar),

– Situações de mudança (adolescência, casamento, graduação, menopausa, aposentadoria).

A psicoterapia breve traz resultados logo nos primeiros encontros em relação ao conflito delimitado, quando o paciente tem consciência de sua forma de agir que até então ele não sabia, melhora sua qualidade de vida e resolve o conflito.

Psicólogo (CRP 06/119079), Especialista em Psicanálise, Pós-graduado em RH, Palestrante e Consultor de Empresas. Visite meu site - Superando Desafios