Olá amigos!

Este é um texto de reflexão filosófica e ética. Todos nós ou tivemos ou temos ou teremos momentos em nossas vidas nos quais tudo dá errado, tudo desaba ao mesmo tempo. Quando isto acontece, o que fazer?!? O propósito deste texto é apontar alguns meios de organizar, clarear as nossas ideias durante estes momentos de modo que possamos tomar as atitudes certas a fim de que as coisas se ajeitem novamente.

Ficar em estados mentais e emocionais de extrema ansiedade, tristeza, raiva só atrapalham todo o processo, pois não nos deixam ver as coisas como são. O primeiro passo é parar, respirar e pensar em todos os maus resultados que se está tendo. Analisar, pensar nos fatores que podem ter contribuído para tal situação é suma importância.

Após este “levantamento” da situação, é importante que pensemos, que coloquemos no papel os resultados que gostaríamos de ter. Este é o segundo passo. O terceiro passo consiste em organizar, colocar no papel os fatores, ações, pensamentos que podemos nos levar até os desejados frutos. Somente após colocar esta etapa em prática é que podemos ver nossos erros, falhas, e mudar a estratégia.

Quando algo não dá certo, não sai como imaginamos, devemos buscar soluções claras e práticas, mudar de tática para que os resultados sejam diferentes. E é crucial que saibamos que só podemos controlar nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos. Nós somos os responsáveis por plantar os frutos que colhemos, sempre!!!

Para que tais passos fiquem mais claros, vejamos o exemplo abaix0 de uma situação hipotética:

Luana não está feliz em seu emprego e nem com seu relacionamento. No trabalho, a tática de se esforçar em excesso e nunca ser reconhecida não a leva à sua desejada promoção. Luana, para deixar tal situação, deve analisa-la e perceber quais são as suas atitudes que a impedem de ser reconhecida e, consequentemente, promovida. Como ela é uma pessoa muito responsável, tímida e humilde, não faz questão de mostrar seu valor e, quando é elogiada, não aceita, afirma que o bom resultado do trabalho é mérito de todos – mesmo que só ela tenha feito todo o trabalho. Esta atitude, ao ser alterada,  acarreta novos resultados. Reconhecido isto, Luana pode ver com mais clareza o que deve fazer de diferente para alcançar seu objetivo.

Quanto ao seu relacionamento amoroso, Luana está tendo problemas com seu namorado por o estar pressionando para se casarem. O namorado não deseja se casar, pois, para ele, estão há pouco tempo juntos. De tanto pressiona-lo, Luana recebe um ultimato do namorado: ou tudo fica como está ou tudo termina.

Antes de tudo, Luana deve analisar a situação. Ao observar tudo, irá perceber que acuar, pressionar o namorado a se casarem foi o fator que fez com que a situação ficasse insustentável. Mas o que fazer para conseguir alcançar o tão sonhado casamento?

No que depende das atitudes de Luana, só há duas opções: controlar seu desejo, respeitar a vontade do namorado e continuar em seu relacionamento ou romper e encontrar um novo namorado. Tudo que o Luana deseja para si e para seu namorado, enquanto casal, depende dele também. As duas opções são as que cabem somente à escolha de Luana, não envolvendo a escolha do namorado. Estes são os fatores que dependem de Luana e são eles que devem ser reconhecidos. Tentar controlar as atitudes, pensamentos e sentimentos do namorado não cabem à Luana.

As coisas não são fáceis, não são “preto no branco” como em nosso exemplo. Contudo, a intenção aqui é mostrar como colocar nossas ideias e sentimentos em ordem quando o resultado que obtemos não são desejados. A finalidade é, ao fim de tudo, alcançar o que buscamos.

Enquanto seus pensamentos e sentimentos parecem intensos demais, não tome nenhuma decisão! Não se conseguem analisar situação, causas e consequência de modo claro. Distanciar-se um pouco dos extremos é imprescindível para que as nossas novas escolhas tragam nossos desejados objetivos.

Michelle Vaz é graduanda em Filosofia