Um tema bastante recorrente não apenas nos consultórios de terapia, mas nas conversas informais entre amigos de diversos grupos sociais, é a carência e a necessidade de ter um relacionamento sério. As redes sociais e a própria internet tem investido muito na tentativa de encontrar o par perfeito para as pessoas que se consideram tímidas e inseguras ou mesmo aquelas que acreditam ter tentado de tudo em vão. Sites de relacionamentos e até falsas namoradas podem ser contratadas para que o status nas redes sociais apareça: “em um relacionamento sério”.

A busca por um parceiro que traga completude, felicidade e um relacionamento sério, apenas demonstram a ascendência de um movimento psicossocial onde a dificuldade de lidar com a solidão está tomando proporções cada vez mais catastróficas para o mundo interno do ser humano. Em um universo consumista em que a competição, o individualismo e a especificidade tem se apresentado como características cada vez mais valorizadas, a independência de um indivíduo acaba tomando rumos cada vez mais distorcidos, onde ser independente se torna sinônimo de auto-suficiência e muitas vezes, de solidão.

A solidão quase sempre começa quando existe um afastamento de uma pessoa dela mesma, ou seja, no momento em que as exigências do mundo externo foram tão altas e intensas que a pessoa não consegue mais enxergar a si mesma, ela só consegue se ver pela lente dos outros, do mundo e perde de vista o propósito de sua própria vida. Esse descolamento gera um vazio tão intenso que esse indivíduo tende a se ver completamente sozinho e abandonado de si mesmo.

A angústia deste vazio faz com que grande parte das pessoas comece uma busca desenfreada por algo que a faça se sentir melhor e algumas vezes o objeto de desejo é um parceiro, no qual se deposita todas as expectativas de felicidade, amor, acolhimento e completude. Um relacionamento que comece com tais expectativas está fadado ao fim, pois nem um nem outro conseguem ver o que realmente são, criando fantasias e cobranças tão despropositadas que geram raiva, irritação, angústia e depressão no par que não consegue jamais atingir a expectativa que foi atribuída a ele. E novamente um ciclo de abandono e rejeição recomeça. Neste momento, as pessoas perguntam por que não conseguem administrar um relacionamento e por que sempre são abandonadas.

Talvez a melhor a resposta seja pelo motivo de que não é possível ser amado, sem se amar, não é possível ser respeitado, sem se respeitar, não é possível pedir confiança, sem confiar, não é possível também cobrar interesse, sem se interessar. Não é possível querer ser visto, sem se ver, não é possível se relacionar com o outro antes de aprender a se relacionar consigo mesmo. O preço a pagar para se ter um relacionamento verdadeiro é alto e exige um mergulho interno de autoconhecimento, que inclui passar pelo processo de solidão e lidar a angústia que emerge deste momento, onde se é espectador de si mesmo.

O desenvolvimento interior e a capacidade de se conhecer promove um movimento de psíquico que traz mais segurança, confiança, liberdade e amor próprio, gerando como consequência, um certo preenchimento que as pessoas buscam erroneamente nas outras, mas é assim, através da mudança de atenção do mundo externo para o mundo interno que um indivíduo começa a se enxergar. Quando isso acontece, pode-se então ser visto.

Autora: Amanda Lazaroni

Email: [email protected]

Publicado no Blog: http://portalpsiquevida.blogspot.com.br/

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913