Olá amigos!

Encontrei este artigo em um site estrangeiro e achei interessante traduzir compartilhar. Especialmente porque esta semana comemora-se o Dia das Mães. Será que você vai concordar com estes 10 Mandamentos ou Regras para ser uma boa mãe? Comente!

1 – Pari um filho(a) que não é meu. Eu o entrego ao mundo.

2 – Este filho(a) não veio para cumprir o meu projeto, nem os projetos da minha árvore genealógica, mas sim seu próprio projeto.

3 – Não o batizarei com nenhum nome já presente em minha árvore genealógica, nem com nomes que lhe imprimam um destino.

4 – Se dou para ele/ela tudo, crio com afeto, sem deixar de ser eu mesma, sem me sacrificar excessivamente, mas com responsabilidade e a partir da liberdade. 

5 – Ofereço ao meu filho/filha ferramentas que ajudem a construir o edifício de sua própria vida, mas aceito que tome livremente as que julgue adequadas e rechaço as inadequadas para ele/ela. Me dou conta que a melhor maneira de ensinar um filho não é com limites, mas com exemplos.

6 – Aceito que deixe de me chamar de “mamãe” quando decida, para passar a me chamar pelo próprio nome, porque assim rompe os laços da dependência e a relação, então, se equilibra. 

7 – Permito e facilito que tenha um espaço privado e íntimo em casa para que se sinta em seu próprio território. 

8 – No que diz respeito às suas escolhas de amizades, carreiras, atividades de lazar, etc., o escuto, dou meu parecer, porém não seleciono nada por ele/ela, nem obrigo nem proibo. 

9 – Deixo que cometa erros, deixo que caia, que não seja perfeito(a). Compreendo que cada fracasso é uma mudança de caminho e com eles crescemos a cada dia; se há proteção demais nunca será um adulto.

10 – Não definirei meu filho/filha (como, por exemplo, “é tranquilo”, “é nervoso”, “é tímido”…) porque entendo que os filhos formam seu próprio conceito de quem são a partir do que os pais dizem sobre eles. Transmito a verdade que internamente estão todas as possibilidades de ser, tudo está em potencialidade.

Vocês concordam ou discordam? Acrescentariam mais alguma coisa ou tirariam alguma destas regras? Comentem abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913