Olá amigos!

Em diversos textos e comentários aqui do site, mencionei que antes de escolher a faculdade de psicologia, eu tinha muitas dúvidas sobre que carreira seguir. Então, eu decidi fazer Orientação Profissional com uma excelente psicóloga aqui da minha cidade, a Ângela. Para quem não sabe, a Orientação Profissional é um tipo de terapia, breve, que dura em média de 4 a 20 sessões e que tem por objetivo auxiliar na escolha da faculdade ou carreira.

Ao contrário do que muitos pensam, a Orientação Profissional não está restrita a quem está com 17, 18 anos e está próximo de fazer o vestibular ou Enem. Muitas pessoas, com 30, 35 anos ou mais também fazem Orientação Profissional para mudar de carreira ou para iniciar uma nova.

Neste texto, vou comentar a respeito da importância da OP e porque é um excelente investimento.

Porque fazer Orientação Profissional?

Em primeiro lugar, é importante dizer que a Orientação Profissional não é apenas para quem duvida sobre qual caminho seguir. Na verdade, muitas pessoas tem certeza que serão felizes em uma determinada área, com desconhecimento total do mercado de trabalho, salários, cotidiano e possibilidades de atuação. De forma que é muito importante, também, avaliar com calma se o caminho que foi escolhido é realmente o ideal, em todos os sentidos.

Desta forma, pessoas que tem certeza ou um pouco de dúvida, também podem se beneficiar da Orientação, pois o modo como é estruturada ajuda a conhecer, em detalhes e profundidade, a carreira almejada, bem como carreiras afins.

Quando eu fiz Orientação Profissional eu queria cursar diversas faculdades da área de humanas: filosofia, letras, jornalismo, psicologia, história, pedagogia. Nesse sentido, embora tivesse muitas opções ainda em mente, eu já tinha um foco: a exclusão das áreas de exatas e biológicas (algumas faculdades incluem a psicologia como biológicas, o que entendo ser um engano).

Com a avaliação detalhada, junto da psicóloga, pude estabelecer uma ordem em todas estas faculdades. Como estabelecemos esta clareza?

Letras, história, pedagogia e filosofia são faculdades de licenciatura, com 90% das oportunidades de trabalho ligadas ao ensino, à dar aulas.  Jornalismo e psicologia ficavam de fora desta característica com mais oportunidades de trabalho. Então, a psicóloga me pediu para imaginar o meu dia-a-dia profissional. Imaginei como seria acordar e ser jornalista e como seria acordar e ser psicólogo. Pronto, em uma única sessão eu consegui estabelecer com clareza que eu queria o dia-a-dia profissional da psicologia, pois, embora gostasse muito de escrever (gostaria de trabalhar em jornal impresso), eu sabia que poderia escrever sem ser jornalista para um jornal. E, além disso, todas as faculdades de licenciatura não teriam que ser excluídas. Poderia continuar estudando filosofia, pedagogia, letras, história como hobby ou até depois fazer uma outra graduação ou pós-graduação.

Esta clareza, esta capacidade de organização, além das dinâmicas para pensar o futuro como profissional, só foram obtidas com a Orientação Profissional. Escolhi psicologia e sou muito feliz com esta escolha. Durante a faculdade, fiz Iniciação Científica na Letras. Pude estudar literatura irlandesa e escrever textos científicos em outra área, bem como fazer o mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura, sem ter que abandonar minha carreira na psicologia.

Vantagens da Orientação Profissional

Sabemos que escolher a carreira principal de nossas vidas não é uma tarefa simples e destituída de angústias e dúvidas. Sendo com 18 anos ou com 35, é muito útil ter a possibilidade de conversar com alguém que tenha uma perspectiva profissional e, ao mesmo tempo, distanciada. Óbvio que podemos obter ajuda de amigos e familiares, mas com a psicologia não teremos julgamentos de valor (de que uma área é ruim ou inadequada). O que teremos é uma ajuda isenta e que nos possibilitará definir com mais certeza o melhor caminho, bem como rotas alternativas e hobbies.

Se a dúvida é qual faculdade escolher, a Orientação Profissional é fundamental. Sabemos que 20% dos alunos, em média, abandonam o curso superior que escolheram já no primeiro ano. E o número aumenta nos anos seguintes. Se imaginarmos todo o esforço do vestibular e do enem, veremos como a média é alta. O custo de iniciar uma graduação, com mudanças de cidade ou matrículas e mensalidades é muito inferior ao valor de uma Orientação Profissional. Ou seja, o retorno de fazer vale muito a pena.

Muitas Orientações Profissionais que são breves e com tempo determinado acabam se transformando em terapias mais longas. Isto porque, para algumas pessoas, a escolha envolve diversos fatores familiares, sociais e emocionais. Ainda assim, o custo é justificado pelo retorno em tranquilidade e certeza do caminho a ser seguido.

Como disse no início, a Orientação Profissional também é indicada para quem está em uma carreira mas não é feliz no seu dia-a-dia profissional. Muitas pessoas ganham bem mas são totalmente insatisfeitas com a profissão que abraçaram. Em alguns casos, a questão não é tanto mudar totalmente de área, mas mudar de emprego ou região. Para outras, é necessário voltar e fazer o processo todo de novo, talvez iniciando uma nova graduação ou encontrando hobbies que sejam transformados em trabalho rentável. Assim como na psicologia clínica tradicional, cada caso é um caso e será avaliado individualmente. E esta é uma outra vantagem: ter atendimento focado e personalizado.

Dúvidas sobre Orientação Profissional, presencial ou online, comente abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913