Olá amigos!

Nas últimas décadas, o mercado de trabalho mudou muito. Se antes uma pessoa podia ficar a sua vida profissional inteira em uma mesma profissão, hoje é comum vermos pessoas mudando de empresa ou de função em média a cada cinco anos. Embora isto possa ser sentido como inconstância, vemos que as empresas (em princípio) não olham de forma negativa para as mudanças, pensando ao invés que uma pessoa que tem certa constância – para ficar mais de um ano em um trabalho – mas que muda por querer mais ou por ter insatisfações é uma pessoa dinâmica e que tem iniciativa.

De todo modo, neste texto vou procurar dar 3 Dicas interessantes para iniciarmos uma nova carreira ou para começarmos. Estas dicas, por sua vez, levam em conta 3 fatores fundamentais para criarmos uma história profissional de sucesso, com um currículo substancial para a área que estamos almejando. Os 3 fatores são: competências, conhecimentos e certificados.

Dica 1 – Desenvolva Competências

Competência significa capacidade ou habilidade de realizar algo. Vamos imaginar, ao longo deste texto, alguém que queira trabalhar na área de informática. Avaliando o mercado de trabalho, as descrições da vaga, esta pessoa nota que seria altamente recomendável para trabalhar com webdesign ter competência no uso do photoshop. Esta é uma competência que pode ser exigida quando for concorrer por uma vaga de emprego.

Para este mesmo tipo de vaga, outras competências, como falar em público ou saber vender não serão necessárias.

Portanto, é importantíssimo ter uma noção completa das competências que serão úteis naquela carreira.

Dica 2 – Aumente seus conhecimentos

Conhecimentos diferem de competência (embora a diferença às vezes possa ser sutil) porque quando dizemos conhecimentos, estamos falando a respeito de teorias. O saber que vem antes da prática. No exemplo acima, podemos dizer que saber o funcionamento do programa photoshop é o conhecimento teórico, enquanto saber fazer um banner de 729 X 90 pixels, da forma como o cliente deseja é uma competência prática.

A distinção entre competência e conhecimento fica mais clara se pensarmos na competência de falar em público. Falar em público é uma competência. O que vai ser objeto da preleção, se o tema vai ser sobre desenvolvimento de software ou sobre noradrenalina ou literatura escandinava é a parte do conhecimento.

Deste modo, podemos definir a competência ligando à prática, ao comportamento observável e conhecimento como o que está por trás da prática, ligado à teoria, ao comportamento verbal encoberto.

Dica 3 – Obtenha Diplomas e Certificados

Para algumas áreas um diploma é pré-requisito para que possamos iniciar uma carreira. Por exemplo, no doutorado, certa vez, estava conversando com um de meus professores e pedi para ele me desse dicas de como me tornar um professor universitário em Universidade Federal. Ele disse: passo 1, obtenha o diploma de Doutor. E, para ter o diploma de Doutor, temos que ter o Diploma de Mestre. Para ter o diploma de Mestre, temos que ter uma Graduação.

Portanto, para ser um professor universitário precisamos de um Diploma específico.

O Diploma para muitas atuações será indispensável. Para outras áreas, nem tanto. Voltando ao exemplo da pessoa que quer entrar na área de webdesign, muitas empresas não vão solicitar um diploma de graduação. Talvez um diploma de curso técnico será suficiente. Em outros casos, a competência e o conhecimento serão exigidos, mas não a certificação.

Diplomas de Graduação e Pós-Graduação, Cursos complementares, no entanto, são sempre bem vindos. Pesquisas indicam que 1 ano a mais de escolaridade representa 20% a mais no salário. Além disso, é evidente que mais diplomas e certificados abrem portas para promoções ou ampliam a possibilidade de atuação em diversas carreiras

Conclusão

Avalie cada um dos 3 itens citados no texto juntamente com a área profissional na qual você quer se iniciar.

– Quais competências são exigidas?

– Quais conhecimentos você vai precisar saber no dia-a-dia?

– Que diplomas ou certificados são exigidos para começar e para subir de cargo?

Dúvidas e sugestões serão muito bem vindas nos comentários abaixo!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913