Olá amigos!

Hoje quero compartilhar com vocês uma técnica para aumentar a produtividade. Culturalmente, herdamos a ideia de que temos que ser super atarefados, trabalhar 10, 12 horas por dia, pois parecer ocupado é sinal de competência, de capacidade, de realização. A verdade, porém, é muito diferente! Podemos ser muito mais produtivos, fazendo menos. Para ficar claro: podemos fazer mais fazendo menos, começando por observar o que nós fazemos que não tem sentido algum, que é apenas perda de tempo. Descobrindo o que é perda de tempo, estaremos fazendo menos, mas consequentemente teremos mais tempo para fazer mais o que realmente importa.

Em outras palavras, fazer mil ações sem sentido, que não terão resultado algum, e que não acrescentarão em nada é uma perda de tempo. Isto ninguém duvida. Porém, muitas vezes achamos que temos que fazer estas coisas, como checar o email 200 vezes por hora, acompanhar cada publicação das pessoas no facebook, ligar para possíveis clientes que são clientes improváveis, organizar pastas e materiais para começar o trabalho, enfim, atividades que não levam a lugar algum. Ao nos libertamos destas atividades inúteis, teremos mais tempo. Portanto, fazendo menos, estaremos fazendo mais!

Vou dar alguns exemplos pessoais e fundamentados que foram descritos pela primeira vez por um economista italiano do século XIX chamado Vilfredo Pareto, e que, depois ficou conhecido como A Lei de Pareto ou Distribuição de Pareto. A lei é bem simples e pode ser pensada como 80/20.

O que é a Lei de Pareto

Para entendermos a Lei de Pareto temos que separar as causas das consequências, as ações dos resultados das ações. Geralmente, pensamos que 1 ação gera 1 resultado. É verdade em todos os casos, porém, não é verdade se pensarmos em termos de produtividade, de realização, de obtenção de ganhos.

O que Pareto observou foi que em sua plantação de peras, 80% das peras que eram colhidas eram produzidas por apenas 20% das pereiras. Entenderam?

Quase a totalidade dos resultados da plantação eram obtidos por apenas 20%. Portanto, com apenas 20% dos esforços, conseguia-se 80% de resultados. Pareto então começou a ver que esta relação de proporção também valia para outras áreas, especialmente a economia.

80% dos ganhos de uma empresa, vem apenas de 20% dos clientes. Do mesmo modo, as atividades dos funcionários de uma empresa possui a mesma proporcionalidade. 80% dos resultados positivos surgem a partir de apenas 20% dos esforços.

Aplicando a Lei de Pareto em nossas vidas

Digamos que você trabalhe e um dia de trabalho você fique na empresa por 10 horas. Se for contado e medido tudo o que você faz, você vai notar que 80% do tempo foi de ações totalmente inúteis. Algumas serão de imediato consideradas inúteis.

Exemplo pessoal, há um tempo atrás eu notei que eu ficava checando os meus emails a cada 5 minutos. Isto tem utilidade? Em 99% dos casos não. Se eu olhar minha Caixa de Entrada 3 vezes por dia já será suficiente para atender os clientes, pacientes, amigos, parentes com rapidez.

Também fiz um levantamento de minha renda e notei que a Lei de Pareto faz todo o sentido. 20% do meu esforço gera 80% da minha renda. O resto é trabalho duro que a partir de então comecei a melhor aproveitar para trabalhos mais inteligentes e produtivos. Utilizando a imagem da plantação do economista italiano.

Imagine um pomar com 10 parreiras. 2 delas te dão 80% de produtividade. As outras 8, juntas, te dão apenas 20%. Não é melhor trocar as improdutivas por um outro tipo de plantação?

Do mesmo modo, se eu fico no trabalho 10 horas e em 2 consigo produzir quase tudo, não é melhor aproveitar as outras 8 horas (improdutivas) para outras atividades? para um segundo, terceiro trabalho ou hobby?

Outro exemplo pessoal, desde 2010 temos uma página no facebook – Tudo sobre Psicologia. Como mencionei o facebook no começo do texto, vou utilizar esta rede social como exemplo de ação e resultado. Quando temos uma página (que é diferente de um perfil) conseguimos analisar o alcance das publicações.

Vou descrever o alcance das últimas 10 publicações:

Publicação 1 – 1 foto (1,000 visualizações)

Publicação 2 – 1 citação (1,700 visualizações)

Publicação 3 – 1 link (1,500 visualizações)

Publicação 4 – 1 citação (2,200 visualizações)

Publicação 5 – 1 citação (1,700 visualizações)

Publicação 6 – 1 link (3,000 visualizações)

Publicação 7 – 1 link (800 visualizações)

Publicação 8 – 1 link (10,000 visualizações)

Publicação 9 – link (900 visualizações)

Publicação 10 – 1 foto (72.000 visualizações)

Total de 10 publicações = 94,800 visualizações.

Destas 10 publicações, 2 tiveram um alcance muito maior (a publicação 8 e a publicação 10), estas duas últimas representaram 87% do alcance! Ou seja, ainda maior do que a Lei de Pareto. Este é exemplo simples, mas bastante interessante de como apenas duas ações, no caso duas publicações em minha página do facebook, geraram 87% dos resultados (no caso, as visualizações).

A Lei de Pareto estabelece a relação 80/20, contudo esta proporção não é sempre constante. Como no exemplo do facebook, notamos que a proporção é de 87/13. E, em alguns casos, até 99/1, ou seja, apenas 1 por cento do esforço gera 99% dos resultados!

Conclusão

Depois que conheci e não só conheci, comecei a aplicar a Lei de Pareto na minha vida, percebi que é possível realmente fazer como no título deste texto: “fazer mais, fazendo menos”. Pois se abandonarmos as ações que dão pouco ou nenhum resultado, estaremos fazendo menos. Porém, abriremos tempo e espaço para que possamos nos concentrar no que realmente faz sentido continuar fazendo.

Não se trata de preguiça (fazer menos), não se trata de comodismo ou moleza. É uma lei de economia que nos faz economizar tempo, dinheiro, recursos, energia para ocupar nossa mente e nosso comportamento no que realmente importa!

E você, o que acha? Consegue aplicar a Lei de Pareto também em sua vida? Comente!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913