Olá amigos!

Podemos definir a produtividade como a capacidade de realização com eficácia e eficiência. Quando estudei administração aprendi a diferença entre estas duas palavras parecidas: enquanto a eficácia nos diz sobre a realização – completa ou incompleta – de um objetivo, a eficiência nos diz se o resultado (se foi obtido) aconteceu com a utilização de poucos recursos ou tempo.

Por exemplo, digamos que o nosso objetivo seja estudar 10 matérias. A eficácia será atingida se estudarmos as 10 matérias. Seremos eficientes se estudamos estas 10 matérias em pouco tempo, sem interrupções, ou fazendo uso de menos recursos, por exemplo, sem precisar gastar dinheiro para pagar aulas extras.

Fica mais fácil ainda se vermos um exemplo em que a produtividade é eficaz mas não é eficiente. Um estádio de futebol será construído. Portanto, o objetivo é a construção do estádio. Se ele for construído, depois do prazo, e gastando 1 bilhão de reais a mais do que o planejado, o resultado será que o empreendimento foi eficaz, pois conseguiu atingir o objetivo inicial, mas não terá sido eficiente.

Neste texto, vou falar sobre um hábito que pode fazer despencar a sua produtividade e sua eficiência: o excesso de planejamento. Planejar demais, pensar muito no que tem que ser feito, nos prazos, no modo como tem que ser feito é apenas uma parte (inicial) da realização de um objetivo. Logo chega o momento que temos que deixar de pensar e colocar a mão na massa. Neste contexto, faz todo sentido a frase de uma música cantada pelo Nirvana: “I don’t have to think, I only have to do it” (Eu não tenho que pensar, eu apenas tenho que fazer).

Além de considerações sobre este hábito negativo que é o excesso de planejamento, vou dar também uma super dica para você fazer mais.

O excesso de planejamento

Como para fazer alguma coisa nós temos que pensar sobre o que vamos fazer, o porquê, o como e o quando, o planejamento de uma ação pode ser uma forma inteligente de procrastinação. Dizendo em outras palavras, podemos ter a ideia de que já estamos realizando, quando, no final das contas, tudo está apenas em nossa cabeça ou, no máximo, em um papel.

Imagine que você vai construir uma casa nova. Você começa a planejar e contrata um arquiteto e um engenheiro que fazem os cálculos e te dão a planta como você tinha sonhado. Ora, você não vai viver na planta, não é mesmo?

Acontece igual quando passamos a viver no planejamento (na planta) e não fazemos mais nada a não ser pensar sobre a realização. Pode não parecer, mas é importantíssimo lembrar que pensar apenas, ficar imaginando, sonhando não vai mudar a realidade.

Voltando ao exemplo de ter o objetivo de estudar para 10 matérias. Uma pessoa pode já ter todos os elementos necessários para começar: cadernos, canetas, lápis, borrachas, computador, internet, livros. Se ficar só nos planos, vai passar 1 mês, 2, meses, 12 meses e serão apenas planos.

Gosto muito da frase que diz o seguinte: “Daqui um ano, você gostaria de ter começado hoje!” Ou seja, se você ficar só planejando mas não começar a fazer de verdade, vai passar o tempo, vai passar um ano e daqui um ano, você vai sentir que o ideal seria ter já começado muito tempo antes…

Este planejamento excessivo, portanto, é tão somente uma outra forma de procrastinação, de deixar para depois e de não realizar de verdade o que tem que ser feito. Pode até ser que o objetivo seja concluído, mas muito tempo terá sido perdido se não passarmos da fase inicial de elaborar o plano para a execução do mesmo.

Todoist – Um aplicativo para celulares, tablets e computadores

Recentemente, eu conheci um aplicativo muito interessante que funciona em todos os dispositivos que utilizamos com frequência. Ele se chama Todoist.

Neste aplicativo, podemos criar os nossos projetos. Digamos:

Projeto 1 – Estudos

Projeto 2 – Trabalho

Projeto 3 – Filmes para ver

E o que você quiser. Dentro de cada projeto, nós vamos inserindo atividades a serem realizadas e o prazo de conclusão para as mesmas. Se passamos do prazo, o aplicativo nos envia por email, as atividades que estão atrasadas, bem como a nossa taxa de produtividade, em gráficos! É muito interessante pois o aplicativo passa a ser como uma secretária que nos lembra de nossos compromissos firmados. E podemos utilizar a nossa conta, na nuvem, ou seja, tudo o que fizemos no computador, será passado também para o nosso celular ou tablet.

Você pode baixar o Todoist para Chrome gratuitamente.

Conclusão

Existe uma frase famosa do John Lennon que diz que “a vida é o que acontece enquanto você está fazendo planos”. E é uma frase que faz todo o sentido, pois se ficarmos apenas nos planos, estaremos deixando passar o tempo. E a vida é tempo.

Por exemplo, se você planejar ir para uma cidade, para passear, digamos, São Lourenço, MG (a minha cidade) e ficar planejando, planejando, planejando. Depois de 10, 20 anos você continuará sem ter feito nada, se apenas ficar planejando.

Se você quiser estudar para ir bem no Enem, outro exemplo, e ficar dizendo para si mesmo que você tem que estudar, que você tem que estudar muito mesmo, que você tem que ir bem, etc, etc, e não fizer nada o resultado, claro, não será positivo.

Pensar menos e realizar mais! Com menos planejamento e mais atividade, mais ação conseguimos ser mais eficazes e mais eficientes. Esta é a nossa dica de hoje.

Adoraria ouvir opiniões, depoimentos e comentários!

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913