Olá amigos!

Na seção de nosso site – Pergunte ao Psicólogo – recebo muitas perguntas diariamente. Nestes mais de 3 anos recebi centenas de perguntas referentes ao problema da ejaculação precoce. Muitos destes homens já tinham tentado quase tudo para resolver o problema. Embora, sempre, eles demorem para procurar ajuda, muitos deles já tinham procurado ajuda e tinha ouvido do médico que o problema era de fundo emocional ou era psicológico.

Neste texto, vou explicar a origem psicológica deste sintoma da ejaculação precoce e algumas dicas para superar este problema.

Ejaculação precoce – Problema Psicológico

Para ficar claro, vamos começar definindo o que é ejaculação precoce. Evidentemente, a ejaculação precoce é um problema masculino no qual, antes da penetração ou logo depois da penetração, a ejaculação ocorre. Em outras palavras, independente da vontade, a ejaculação ocorre antes, ocorre rápido, ocorre precocemente. Mas antes de quê?

Bem, se pensarmos na relação sexual, podemos pensar que ambos na relação deveriam ter prazer. Certo? Se o homem ejacula muito rapidamente, isto interrompe a relação, já que não seria possível continuá-la.

As questões que surgem, então, são:

1) O que causa a ejaculação precoce?

2) O que fazer para acabar com a ejaculação precoce?

Causas da ejaculação precoce

Para resumir a questão, podemos pensar que existem duas causas principais:

1) Causa biológica;

2) Causa psicológica.

A primeira causa, em princípio, deve ser descartada. Ou seja, é importante que o homem faça um check-up com seu médico de confiança e avalie se está tudo ok no físico, no corpo. O médico pode solicitar alguns exames, como exames hormonais ou a ida a um especialista urologista.

Porém, uma forma de descartar a causa biológica é a frequência com a qual aparece a ejaculação precoce. Se aparece em todas as relações ou quase todas as relações, é provável que a causa biológica esteja atuante. Se ocorre em algumas vezes, ou com algumas parceiras e não com outras, então a causa provavelmente é psicológica.

Evidentemente, cada caso é um caso e por isso devemos recomendar sempre a ida ao médico e ao psicólogo para a avaliação individual.

O que significa causa psicológica da ejaculação precoce?

A grosso modo, podemos entender uma causa psicológica como um evento causado pela psique, em outras palavras, pela “alma” e não pelo corpo. Alma pode parecer um conceito estranho, abstrato ou metafísico, mas quer dizer simplesmente os pensamentos e sentimentos internos, subjetivos, que não podem ser observados por ninguém a não ser pelo próprio indivíduo.

Então, quando dizemos que a ejaculação precoce tem fundo emocional ou uma causa psicológica, queremos dizer que os pensamentos ou sentimentos antes da relação sexual estão afetando o desempenho sexual. Pode ser que a pessoa esteja muito preocupada, ou ansiosa, ou nervosa ou com medo antes da relação. E, na hora do ato, ao invés de sentir e vivenciar, existe um conflito que interfere. Por um lado, a pessoa quer ter a experiencia e sentir prazer, por outro teme que dê errado ou sente ansiedade ou outro sentimento.

Como disse acima, é sempre recomendado fazer uma avaliação individual para descobrir a causa real para cada um.

Alguns homens terão uma vida sexual normal e, após uma frustração amorosa, poderão começar a ter disfunções na sexualidade como a ejaculação precoce ou impotência. Outros podem começar a ter problemas depois de perder o emprego ou achar que estão ficando velhos. Cada caso é um caso e, neste sentido, deve-se procurar ajuda.

Como superar?

Bem, existem muitas receitas milagrosas por aí para superar os problemas sexuais. Em geral, sabemos que os homens sofrem anos em silêncio antes de procurar ajuda. Ou, então, procuram ajuda nos lugares errados. Pensando na totalidade dos casos que já atendi, e nos emails que recebo, eu daria 4 dicas:

Dica 1)

Esqueça a ideia de desempenho, de ser bom de cama, de ser um ideal masculino inexistente. Muitos homens aprendem o que é o sexo vendo compulsivamente filmes pornográficos. O modelo que veem na tela é totalmente equivocado. Primeiro, porque é falso no sentido biológico. Os atores tomam remédios para manter a ereção, as cenas são editadas, a fim de juntar várias partes do ato como se fosse uma única e, o mais importante, o que é mostrado não é interessante para a mulher.

Dica 2)

Existe um livro do Osho, chamado Tantra, Espiritualidade e Sexo que é muito interessante para nos fazer repensar a sexualidade e para que serve a sexualidade. Muitos dos problemas sexuais residem na ideia de que é necessário atingir o clímax e fazer a outra pessoa também atingi-lo. Com isto, todo o ato só faria sentido no fim. A ideia do sexo tântrico, conforme Osho, é vivenciar cada segundo em si mesmo. Ao invés de visar o orgasmo, um toque, um gesto, uma carícia, uma palavra, um cheiro pode ser tão ou mais prazeroso que o final. E, em uma sequência de tempo que pode se estender por horas de contato, a sexualidade é vivenciada de outra forma.

Dica 3)

Pesquise no site Ejaculando com Controle, que dá mais dicas sobre como Superar esta dificuldade.

Dica 4)

Conheça o seu corpo e o corpo da sua parceira. Em nosso site de vídeos, publicamos o seguinte vídeo – Clitóris, Prazer Proibido – Documentário Completo

prazer-proibido

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913