O que é psicologia e qual é a relação com o autismo?

A psicologia é o estudo da mente humana. Esta ciência humana conseguiu grandes contribuições no entendimento e tratamento do autismo. Existe um número variado de maneiras pelas quais os psicólogos e psiquiatras podem desempenhar um papel na ajuda de crianças e adultos com autismo.

A psicoterapia, falando de forma geral, é qualquer tratamento que utilize da fala em seu processo de ajudar o outro em sua vida emocional. Um tipo de psicoterapia, ou terapia da fala, muito conhecida é a psicanálise de Freud que influenciou outros tipos de terapia a partir do início do século XX.

Outro tipo de psicoterapia é a que tem origem nos princípios do behaviorismo ou comportamentalismo. Psicólogos e psiquiatras (estes podendo receitar medicamentos) trabalham com crianças e adultos com autismo, e tem um arsenal de ferramentas psicoterapêuticas à sua disposição, tais como o desempenhar de papéis, terapia da exposição – expondo o indivíduo às situações de medo ou dificuldade em um ambiente controlado) e muito mais.

A análise do comportamento aplicada é a forma de terapia comportamental que é utilizada de forma frequente e bem sucedida no tratamento do autismo. Esta forma de terapia, entretanto, não é uma terapia da fala; é, na verdade, um processo estruturado com cuidado no qual o indivíduo aprende habilidades e recebe reforços para manter certos comportamentos. Tipicamente, a análise do comportamento aplicada é realizada apenas por profissionais treinados na área.

A psicologia do desenvolvimento é a área da psicologia que lida com o desenvolvimento infantil e explora os desenvolvimentos típicos e atípicos, questões da natureza versus criação, e assuntos relacionados. A psicologia do desenvolvimento é a base para diversos tratamentos conhecidos do autismo como Floortime e Intervenção do Desenvolvimento do Relacionamento.

Porque uma pessoa com autismo precisa ir a um psicólogo?

A maioria dos psicólogos usa vários tipos de terapia da fala com seus pacientes. A maior parte das pessoas com autismo tem um comprometimento das suas habilidades para usar a linguagem. Como resultado, certos tipos de terapia podem não ser uma boa escolha terapêutica para indivíduos com autismo que são incapazes de usar a linguagem falada para refletir ou modificar seu cotidiano.

Isto posto, entretanto, existem muitas pessoas com autismo que usam a linguagem falada e são muito fortes na verdade, e por isso justamente questões como ansiedade social ou depressão se tornam sérias questões. É claro, um psicólogo trabalhando com um indivíduo autista nestas questões precisa ter uma sólida compreensão de como o autismo impacta as habilidades de comunicação. Como diz o Dr. Robert Naseef, um psicólogo especialista em autismo:

“Não é como a tradicional terapia da fala, mas é similar no sentido de construir um relacionamento com o cliente. Indivíduos com autismo tem um modo diferente de pensar, eles não interpretam igual os signos e sinais, tem problemas de expressar o sentido do que eles estão vendo. Um psicólogo pode trabalhar com a pessoa nisso. É quase impossível ter autismo e não ter algum tipo de ansiedade; mas os psicólogos tem boas ferramentas para trabalhar com a ansiedade, particularmente, as ferramentas cognitivas e comportamentais”

O que um psicólogo faz para ajudar pessoas com autismo?

Os psicólogos estão frequentemente envolvidos no processo de diagnosticar o autismo. Eles podem também recomendar tratramentos específicos, e ajudar no processo de avaliação, tratamento e continuidade da terapia como um todo.

De uma forma geral, os psicólogos trabalham com crianças e adultos com autismo e Síndrome de Asperger para tratar questões tais como ansiedade social, depressão, e comportamentos perseverativos (fazer ou falar a mesma coisa de novo e de novo). Dr. Naseef também trabalhou com indivíduos dentro do espectro autista e ajudou-os a lidar com auto-estimulação, interações sociais, a entender as pistas sociais, e a lidar com os relacionamentos na escola e no trabalho.

Veja também –  Autismo: documentário sobre os diferentes tipos

Texto original no inglês “Psychology as a Treatment for Autism” de Lisa Jo Rudy; tradução Psicólogo Felipe de Souza

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913