Se você veio até o texto pensando em como ganhar dinheiro fácil, você está – e não está – no lugar certo. Antes de começarmos, creio que é legal pensarmos na definição do que é dinheiro. Você já parou para pensar o que é o dinheiro?

O que é o dinheiro? Definição

De maneira bem simples, podemos definir dinheiro como moeda ou cédula que se troca por bens e serviços. Ou seja, é um objeto (seja papel ou moeda) que é trocado por bens e serviços. Claro que podemos incluir outras formas como cheques e cartão de crédito, mas o que queremos dizer aqui é que, com dinheiro, você consegue obter bens e serviços. Por isso, quase todos tem como objetivo ganhar e ter mais dinheiro.

Trocar por bens e serviços quer dizer que, com o dinheiro, você obtém coisas, você compra e recebe o que comprou. Por exemplo, você pode comprar uma TV de plasma, um celular, um carro (bens) ou então comprar serviços (uma consulta com o psicólogo, uma aula de inglês).

Bem, se temos dinheiro, e, com o dinheiro, conseguimos obter bens e serviços… o que fazer para ganhar dinheiro é o inverso – oferecer para os outros bens e serviços.

Ganhar dinheiro – Trocar por bens e serviços

Digamos que você consegue fazer, criar, fabricar um objeto, sozinho. Digamos, uma bijuteria, uma cadeira, uma roupa ou o que você sabe fazer bem. Você pode trocar este objeto construído por ti por dinheiro. Mas é preciso pensar no valor, no preço que você vai colocar e isto vai depender do tópico seguinte (quando falarmos de oferta e procura).

Além de produzir, fabricar, criar coisas você pode dispender seu tempo oferecendo um tipo de serviço para as outras pessoas e ser remunerado por isto. Por exemplo, você pode oferecer o serviço de garçom, de manobrista, de piloto de helicóptero…

Em resumo, seja criando um objeto ou dando um serviço, você terá que saber fazer. E, por isso, cada vez mais a especialização, a escolarização é importante. Se você aprender a fazer em um Curso, em uma Faculdade, em uma Pós-Graduação, você poderá cobrar mais caro, agregando mais valor e, consequentemente, ganhando mais dinheiro.

Quanto mais você estudar, mais você ganhará. Mas estamos incluindo aqui também o aprendizado que não se aprende em cursos…

Oferta e Procura – Uma rápida teoria dos preços

Pessoal, o valor de um determinado serviço ou produto se dá pela simples relação entre oferta e procura.

Oferta quer dizer pessoas que tem disponível o produto ou podem ofertar o serviço. Procura quer dizer o número de pessoas que estão procurando adquirir o produto ou serviço. Quando tem muita oferta e pouca procura, o preço cai. Quando tem muita procura e pouca oferta, o preço sobe.

Recentemente, vimos o preço do tomate subir muito. Quer dizer, existia pouca oferta do tomate e, com isso, o preço subiu já que as pessoas continuam comprando tomate e querem utilizá-lo.

Digamos, se existem muitos psicólogos em uma cidade, há mais oferta do que procura. De modo que o preço de uma consulta, será muito mais barato do que em uma cidade com muitos habitantes e poucos (quem sabe apenas um?) profissional. Entretanto, tudo vai depender também das pessoas procurando pela consulta…

Ganhar dinheiro rápido e fácil – É possível?

Sim, é claro que é possível! Porém, é importante lembrar que estamos falando dentro da lei, da ética.

Digo que é possível ganhar dinheiro rápido e fácil, dependendo do momento e das características pessoais da pessoa que está na busca. Por que?

Pensando em tudo o que foi dito acima, para ganhar dinheiro rápido é necessário ter uma boa percepção, uma boa intuição do que as pessoas estão querendo, obter os recursos para comprar ou oferecer (com o próprio esforço ou o esforço de empregados) os serviços demandados.

A facilidade para ganhar dinheiro, entretanto, tem dois aspectos:

– A facilidade devido a um talento natural em uma área. Digamos que você é super talentoso para pintar quadros. Se você vende os quadros a um preço alto, você conseguirá dinheiro com facilidade;

– A facilidade devido a um momento favorável. Quando as circunstâncias ao seu redor lhe favorecem. Como por exemplo, ser a única pessoa na cidade ou no bairro a ter o produto ou serviço.

Também, evidentemente, é favorável quando já temos recursos disponíveis para investir. Uma pessoa pode ganhar na bolsa 1 milhão de reais em um dia, mas certamente terá que ter uma boa quantia para tanto (digamos 100.000 reais ou mais para ter o retorno de 10 vezes).

Por isso, poupar é tão importante, pois às vezes surgem boas oportunidades de ganhar dinheiro, mas você não tem o dinheiro para investir.

Qual a melhor área para ganhar dinheiro?

Sem dúvida nenhuma, vendas.

Antes de tudo, é fundamental saber vender. Seja você um profissional, seja você um especialista ou se você está começando agora – aprenda a vender. Aprenda o quanto antes. Faça cursos, leia livros, participe de palestras, workshops sobre vendas.

O marketing – sem querer reduzir – é, na verdade, uma venda. A pessoa que sabe vender,  sabe vender o seu peixe, conseguirá obter melhores resultados. E, resultados, aqui, quer dizer mais dinheiro.

Não adianta você ser o melhor escritor do universo, o melhor pintor, músico, dentista, garçom, etc, etc, se você não souber vender o seu produto ou serviço você não se sairá bem. O seu serviço pode ser ótimo, o seu produto pode ser o melhor, mas as suas vendas serão inferiores, e, o seu dinheiro no bolso, também.

Então, quando eu digo que a melhor área para ganhar dinheiro é a área de vendas – não estou querendo dizer que você terá que trabalhar como vendedor, como vendedor interno ou externo. Estou querendo dizer que, independentemente da área que você escolher, você terá que vender. Você terá que aprender a fazer o seu marketing.

Conclusão

O objetivo deste texto foi mostrar algumas dicas para ganharmos dinheiro.

A principal delas é que temos que aprender a vender. E, sempre, temos que nos aperfeiçoar. Como disse, você pode se especializar em uma área, ser excelente em todos os detalhes, mas pode não conseguir vender. De que vai adiantar então?

Também fiz questão de definir antes o que é dinheiro, pois isto é algo simples e pode nos ajudar a refletir sobre o que podemos fazer para ganhar mais.

Por exemplo, às vezes você está ai sem dinheiro mas sabe fazer bolos e bombons. Você pode vender a sua habilidade. Assim como você pode vender um conhecimento, como dar aulas de matemática, inglês, violão, desenho, enfim. Desta forma, se você parar para analisar o que você sabe fazer, você com certeza descobrirá algo que pode ser rentabilizado, algo que pode fazer com que sua renda aumente.

No próximo texto, falarei sobre as formas de ganhar dinheiro, quero dizer, os diferentes meios criados para pagamentos como o pagamento por salário fixo, variável, fixo e com comissões, etc.

Até!

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913