No texto de hoje, voltamos às postagens sobre dicas práticas da Psicologia e da PNL que podem ser utilizadas em nosso dia-a-dia. A dica de hoje nos ajuda a lembrar que podemos ter mais auto-confiança, segurança, assertividade ou qualquer outro estado mental e fisiológico desde que nós façamos a técnica a seguir. O texto é uma tradução do livro The Sourcebook of Magic, de Michael Hall. A técnica é “Acessando e controlando um estado de recursos positivos”.

Em outras palavras, podemos chamar esta técnica de Técnica para ter mais auto-confiança. Você pode também utilizar o passo-a-passo a seguir para eliciar, para trazer para você mesmo um sentimento, uma sensação positiva X que você escolher e que for necessária em determinado momento. Por exemplo, ao invés de se sentir confiante, você quer ser mais assertivo (dizer o que precisa dizer frente a frente) ou então em um dado momento você precisa ficar mais calmo (ter tranquilidade e não ansiedade para resolver um problema). Os 3 passos abaixo auxiliar a trazer e a modificar o estado mental e emocional presente com outro estado X (autoconfiança) ou outro, desde que você faça os procedimentos.

Conceito: Sempre que nós estamos em um estado mental e emocional que tem controle sobre nós, nós podemos reverter a situação e tomar o controle e reverter o processo. Ao invés de sermos controlados por um sentimento ou sensação, podemos criar um estado melhor que nos fará ter mais controle sobre a nossa própria vida. A mente (pensamentos verbais e imaginações) e a fisiologia (sensações corporais) são as ferramentas que temos para trabalhar com a mudança de estados

Mente: o conteúdo das representações internas de coisas que nós vemos, sentimentos, cheiramos, pensamos no nosso “teatro imaginário interno”. mais as palavras que nós dizemos para nós mesmos sobre estas representações, sons e sensações

Fisiologia: o estado de nossa saúde, de nosso corpo, da nossa neurologia e todos os fatores que afetam o estado fisiológico geral. Estes estados afetam diretamente nossa aprendizagem, nossa memória, nossas percepções, nossos comportamentos e assim por diante. Duas pessoas com expectativas emocionais e conceituais sobre uma determinada situação vão experienciar o mesmo evento de formas completamente diferentes.

Os padrões para a mudança

1) Acessando a memória

Pense sobre um tempo quando você se sentia, pensava ou se comportava quando você tinha estado de recursos de confiança, de calma, de assertividade ou o estado desejado X que esteja querendo recuperar. Entre nesta memória vendo o que você via então, o que você dizia para você mesmo, sentindo os gostos e sensações como foram naquele momento do passado. Permita-se voltar no passado, através da memória, para experienciar completamente aquele estado, aquelas sensações excelentes que você sentia então.

2) Acessando a imaginação

Pense sobre como seria se você se sentisse com aquele estado desejado X, o que você diria para si mesmo, o que você veria, como agiria nas situações… entre completamente neste sentimento e pensamento imaginado. Permita-se experienciar completamente através da imaginação.

3) Acessando através de modelos

Pense sobre alguém que você conhece ou ouviu a respeito, ou alguém que você  tenha visto na TV, no cinema que tenha o estado desejado X (de confiança, segurança, firmeza ou qual você quiser). Veja, escute e sinta esta pessoa vivenciado o estado de forma total. Agora tente imaginar como você também pode modelar este sentimento, sentindo você mesmo o estado desejado, através dos olhos e da vivência interna desta outra pessoa, real ou personagem.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913