Provavelmente você já deve ter usado em seu vocabulário algum desses termos, o mais comum provavelmente seja: “Fulano é extrovertido”. Mas você sabe realmente o que é ser extrovertido?

Segundo Jung, a consciência se expressa por atitude (introversão e extroversão). No caso da extroversão, o individuo se preocupa e canaliza sua energia para o ambiente, para o mundo externo. É aquele tipo de pessoa que se sente muito bem quando está num ambiente agitado, com outras pessoas, em grupo. Fala o que pensa. Dá valor ao mundo externo, foca em objetivos.

A introversão é o oposto da extroversão, é um individuo por vezes é rotulado como tímido (o que muitas vezes mostra que é errôneo afirmar isso, existem introvertidos que dão palestras para milhares de pessoas e não se sentem nenhum pouco ameaçado, ou seja, nem todo introvertido é tímido). É aquela pessoa quieta na dela, e muitas vezes sempre está aérea, com pensamentos longes. Os introvertidos preferem ficar sozinhos ou então ficar com pessoas que realmente conhecem.

Se na extroversão o individuo prefere uma festa com muitas pessoas, o introvertido prefere uma festa com no máximo seus amigos mais próximos. Pensa muito antes de falar. Não demonstra reação em determinadas situações como os extrovertidos.

O introvertido vive seu mundo interno, ou seja, para o introvertido vale muito mais o que sente diante das situações do que a situação em si, ele foca em seu subjetivo. Estas são as principais diferenças entre a extroversão e a introversão, entre pessoas extrovertidas e introvertidas.

É importante lembrar também, além do fato de que nem todo introvertido é tímido, que a atitude representa uma predominância. Com isto, alguém pode ser mais extrovertido em uma determinada fase da vida e menos em outra fase. Especialmente, a partir dos 35-40 anos, a chamada crise da meia idade, é comum vermos pessoas que eram muito introvertidas ficarem mais extrovertidas e vice-versa.

Para saber mais sobre a introversão e a extroversão, recomendamos o livro “Tipos Psicológicos” de Carl Gustav Jung. Para saber sobre este autor, clique aqui – Jung e encontre diversos textos em nosso site!

Psicólogo (CRP 06/119079), Especialista em Psicanálise, Pós-graduado em RH, Palestrante e Consultor de Empresas. Visite meu site - Superando Desafios