Estou lendo no momento o novo livro de Eckhart Tolle, que ficou mundialmente conhecido por seu livro “O Poder do Agora”, sobre o qual você poderá saber mais lendo o seguinte texto: Mais agora?

O novo livro se chama: Um novo mundo: Despertar de uma Nova Consciência.

Negar - Dizer não
Você evita a vida?

E gostaria de trazer para todos nós, um determinado questionamento que ele faz no meio do livro, no capítulo “Interpretação de papéis: as muitas faces do ego”. O questionamento parte da observação feita pelo autor de que muitas pessoas não vivem realmente o momento que estão vivendo. Dizendo em outras palavras, por ressentimentos do que já passou elas mantém este sofrimento e deixam o momento atual – que pode ser maravilhoso – apenas para ficar lamentando o que não ocorreu.

Outra forma é lamentar algum detalhe que possa estar ocorrendo agora, como um som desagradável ou ter que realizar uma atividade não tão prazerosa, enfim.

Será que você também evita a vida?

Tentem notar também se você tem pensamentos parecidos com os listados a seguir

 Pensamentos

“Alguma coisa precisa acontecer na minha vida para que eu me sinta em paz (feliz, satisfeito, etc). E eu me recinto de que isso não tenha acontecido ainda. Talvez meu ressentimento faça com que finalmente ocorra”.

“Houve um fato no passado que não devia ter acontecido, e eu me recinto disso. Se isso não tivesse ocorrido, eu estaria em paz agora”.

“Existe algo acontecendo agora que não deveria estar acontecendo, e isso está me impedindo de ficar em paz”.

Geralmente, as crenças inconscientes são dirigidas contra uma pessoa e assim “acontecendo” se torna “fazendo”:

“Você deveria fazer isto para que eu fique em paz. Estou ressentido porque você não fez ainda. Quem sabe meu ressentimento o leve a fazê-lo”.

“Alguma coisa que você ou eu fizemos, dissemos ou deixamos de fazer no passado está me impedindo de ficar em paz agora”.

“O que você está fazendo ou deixando de fazer não está me permitindo ficar em paz”.

Por isso, é sempre interessante questionar os próprios pensamentos, bem como perdoar:

Pensar os pensamentos

Seus pensamentos e você

Perdão – Técnica para Perdoar

“A vida é o que acontece, enquanto você está fazendo planos” (John Lennon)

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913