O preconceito com as religiões ainda está presente em nossa cultura. Acredito que poucas pessoas pararam realmente para pensar que, ao fim, todas as religiões tem algo em comum, um ensinamento que seja. Tomemos como exemplo o ensinamento budista de que devemos respeitar e cuidar de todos os seres. Cristo também pregava esse respeito pelo próximo.

Mesmo com esses pontos convergentes entre todas as religiões, existe toda uma ignorante insistência em praticar a intolerância. Você, intolerante, nunca parou para pensar que em nosso país, em nossa cultura existe uma miscelânea de religiões? Existem, por exemplo, católicos que acreditam em reencarnação (preceito do budismo e do espiritismo), umbandistas que tem fé em Cristo e em suas palavras.

Nossa cultura sofreu grande influência do cristianismo (na época da colonização portuguesa). Sofremos também o impacto da cultura negra e da religião que, assim como aquela, veio junto com a escravização dos africanos. Atualmente, observa-se o crescimento das religiões evangélicas.

Pra que discriminar? “Porquê não considerar todas as religiões positivas como a forma que o pensamento humano em cada região deverá necessariamente tomar, e que continuará a tomar, em vez de fazer de uma dessas religiões o objecto dos nossos risos ou das nossas cóleras?” Lessing, Gotthold

A discriminação, a tentativa de impor o seu pensamento e sua crença é uma forma um tanto quanto agressiva de se passar ensinamentos tão amorosos e justos que nos foram deixados por seres tão importantes. O mundo já está farto de discriminação, de ódio e de intolerância.

A busca pelo sagrado, pelo divino está presente em todas as culturas. Apesar de todos os erros cometidos pelas religiões e suas instituições, vale ressaltar que o importante é a intenção de cada um. Antes de ser intolerante e agressivo com pessoas de religiões diferentes da sua, vale mais seguir o ensinamento que todos os grandes seres nos deixaram: o respeito e o amor pelo próximo pois “A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.”Gandhi

Publicamos esse texto com a finalidade de impulsionar a reflexão sobre o tema da religião e da intolerância, exposto pelo Conselho Federal de Psicologia.

Veja também – Professora faz experimento de discriminação em escola do Canadá

Michelle Vaz é graduanda em Filosofia