Neste texto, você saberá mais sobre os ciclos do sono e se os sonhos tem ou não uma função. A referência para este texto é o livro de Robert J. Hoss, intitulado The Science of Dreaming – A ciência dos sonhos.


A figura 1 ilustra os ciclos do sono de uma pessoa normal, em um período de 8 horas. A linha horizontal são as horas de sono, enquanto as verticais são os estágios do sono.




Em termos simples, o gráfico mostra que cada um perfaz um ciclo de sono entre NREM (sono profundo) e REM (sono raso) várias vezes durante a noite. Este ciclo acontece durante o sono em períodos de cerca de 90 minutos.


Nós tipicamente vivenciamos de quatro a seis ciclos de sono (entre REM e NREM) em uma noite de oito horas. E mesmo assim, lembramos – se lembramos – poucos sonhos.  


Os sonhos tem uma função?

Alguns estudos mostraram que o sono e os sonhos estão ligados à aprendizagem e ao reparo do corpo e da mente. Se nós não tivermos a quantidade precisa de sono REM, o corpo vai recuperar a quantidade “perdida” aumentando o sono primeiro, e recobrando assim a quantidade de sono REM perdida. Isto sugere que o os sonhos são importantes.

Foi observado que a falta de sono e de sonhos causa efeitos como: sonhar acordado (alucinações visuais e auditivas); interferência na memória e no aprendizado; perda de associações; perda de habilidades que exigem completa atenção; dificuldade de manter uma linha completa de pensamentos; irritação. Por isto, pensa-se atualmente que a falta de sono REM ou do sono com sonhos relaciona-se com o restabelecimento da saúde mental.

O sono com sonhos parecer desempenhar um papel importante na revitalização de experiências novas e antigas, de modo que elas permaneçam na memória de longo prazo.

Alan Hobson, do Centro de Saúde Mental de Massachussetts, demonstrou com uma experiência com ratos o que seria uma das funções do sono com sonhos: um estudo demonstrou que os mesmos neurônios ativados quando um rato explora o labirinto são repetidos quando o rato sonha. Deste modo, o cérebro do rato estaria repetindo a experiência enquanto sonho, de modo a memorizá-la.

Pesquisas de Israel mostraram que a interrupção constante do sono com sonhos em uma noite bloqueia a aprendizagem, enquanto que a interrupção do sono sem sonhos não bloqueia.

Assim, o sono e os sonhos aparentemente desempenham papéis críticos na memória e na aprendizagem, bem como na redução do stress e em geral mantendo nossa saúde mental em um bom estado.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 16 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness pela Unifesp. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! - no TikTok -, e Instagram! Email - psicologiamsn@gmail.com - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913