Você costuma deixar tudo para depois? Acumula um milhão de coisas para fazer e nunca faz tudo o que tem para fazer a tempo? Seu dia precisaria ter 48 horas?


Pois é. Estou lendo um livro muito interessante chamado Não deixe para depois o que você pode fazer agora, de Rita Emmet, pulicado pela editora Sextante.


Uma das dicas que a autora nos dá é a seguinte. Anote em uma folha 101 coisas que você gostaria de fazer ou precisa fazer.
Poder ser qualquer coisa: arrumar seu quarto, ir ao dentista, fazer uma viagem ou entrar na faculdade, tomar todos os tipos de sorvete possíveis…. enfim, 101 coisas que você tem, pode e quer fazer.

Qual é o objetivo deste exercício?

Bem, a primeira coisa é que após escrever, de alguma forma você já começa a realizar muitas atividades que você sempre protelava, sempre deixava para depois.

No livro, Rita Emmet também nos explica que podemos deixar para depois por alguns motivos:

Alguns deixam para depois porque acabam sempre ajudando os outros antes de fazer o que tem para fazer. São os proteladores sempre dispostos a ajudar. 

Outros vão deixando para depois, porque sempre precisam arrumar a casa ou a mesa do escritório, pegar uma coisa ali, outra aqui, e acabam não realizando nada. São os proteladores organizadores. 

Outros ainda tem a melhor e maior desculpa dos proteladores (aquele que deixam para depois): – “eu funciono melhor sobre pressão”.

Esta é a melhor desculpa porque, vamos dizer, você tem até o dia 20 do mês para terminar uma atividade. Ao invés de começar antes, você começa no dia 19 e com toda a adrenalina da pressão da data, consegue fazer a tempo. Mas, mesmo assim, com muito sofrimento e suor.

Ou seja, a tarefa é realizada a tempo. Mas poderia ter ficado melhor e ter sido feita sem tanto sofrimento, stress ou preocupação.

É interessante que podemos sim deixar para depois algumas, desde que façamos um bom planejamento. Mas o melhor de deixar para depois são as coisas que nos prejudicam…

Assim, porque não deixamos para fumar depois? Ou deixamos para brigar com alguém depois? Se formos deixando para depois acabamos não fazendo… 


Que sejamos proteladores então das coisas que nos prejudicam!


Referência:


EMMET, Rita. Não deixe para depois o que você pode fazer agora. Editora Sextante. 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913