A Psicologia do Desenvolvimento estuda as mudanças que passamos ao longo de toda a vida, desde o nascimento até a morte. A ideia central é de que todos nós temos fases do desenvolvimento que são comuns, fases que compartilhamos com toda a humanidade.

A psicologia do desenvolvimento estuda as fases da vida e do envelhecimento

A partir desta ideia inicial, entretanto, surgem diversas teorias para explicar quais são estas fases, como são – o que acontece nelas e quando há a mudança para a fase seguinte.

As principais teorias são as de Freud, Erik Erikson, Vigotsky e Jean Piaget.

Podemos estudar na psicologia do desenvolvimento as mudanças que ocorrem no corpo, na inteligência, na memória, na cognição, na moral, nos sentimentos, na personalidade, no comportamento, no inconsciente.

E justamente por abranger o ser humano como um todo, a questão do desenvolvimento não interessa apenas à psicologia, mas também às outras ciências humanas: sociologia, antropologia, pedagogia e filosofia.

Na psicologia do desenvolvimento, as principais questões são:

– O que é inato e o que é adquirido? Há influência do meio ambiente nas mudanças?

– Nascemos com um padrão de desenvolvimento ou o é o meio que permite a mudança para a fase seguinte?

– Qual é a influência do meio em que vivemos? Da cultura, do país, da família?

– O desenvolvimento é um contínuo ou apresenta rupturas?

Passamos de uma fase e deixamos a fase anterior para trás ou levamos a fase anterior conosco para as fases seguintes?

– A infância influencia totalmente o adulto?

– O que você viveu quando criança vai te marcar para a vida toda? Ou o adulto pode mudar totalmente o que vivenciou na infância?

– Podemos falar de 4 fases? Infância, adolescência, adulto e terceira idade? Ou existem mais fases?

São questões muito importantes!

Imagine que você tem um filho ou uma filha. Ao longo dos anos a criança passará por determinadas fases. Cada mês traz uma novidade, uma mudança, um crescimento. Aí começam as perguntas:

– Esse e aquele comportamento são normais (ou seja, todas as outras crianças passam por isso)?

– O que eu posso fazer, para ele ou ela, crescerem bem e saudáveis?

– Qual é a melhor maneira de educar?

O que a criança sentir e viver na infância vai marcar para a vida toda?

Vocês concordam comigo que tais perguntas são muito importantes? Pois é, e dentro da área da Psicologia do Desenvolvimento estudamos todas elas, as principais abordagens e teorias que foram elaboradas através de décadas e décadas de pesquisa em escolas, laboratorios, consultórios.

Nas próximas postagens falaremos mais sobre as principais teorias, entre elas as teorias elaboradas por Sigmund Freud, Jean Piaget, Erik Erikson e Vigotsky.

Faça também o Curso Psicologia do Desenvolvimento

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913