C. G. Jung

C. G. Jung (1875 – 1961)


C. G. Jung é o criador da Psicologia Analítica. Inicialmente um discípulo de Freud e considerado por este o “príncipe herdeiro da psicanálise”, Jung rompe com alguns aspectos da teoria psicanalítica, em especial o conceito de libido.




 Saiba mais sobre o rompimento Freud e Jung, e em especial, sobre a importância que a psicanálise teve na Psicologia Analítica, neste artigo que escrevi para o site junguiano Symbolon: “Sobre a Divergencia Freud Jung”.  



Em sua autobiografia, intitulada Memórias, Sonhos e Reflexoões (em alemão Lembranças, sonhos e pensamentos) ele escreve: “Minha vida é a história da individuação do inconsciente”.


Seus conceitos mais conhecidos são: introversão e extroversão, inconsciente coletivo, arquétipo, complexos, sincronicidade, individuação. Esteve em constante contato com pesquisadores de todas as áreas, sendo um autor conhecido por sua abertura ao diálogo com outras culturas.


Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Problemas de Relacionamentos ou Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913