Os psicólogos que já tiveram uma grande experiência clínica – ou aquelas pessoas que conhecem e conversam com muita gente – sabem que o sofrimento das pessoas é muito grande.

Da última vez, escrevi sobre ética e moral. Em certo sentido, podemos dizer que toda a filosofia ocidental e todas as religiões sempre procuraram criar um modo de acabar com o sofrimento, para que possamos encontrar a felicidade. A busca da felicidade é o tema central de qualquer ética ou moral.

Gostaria hoje de analisar então uma frase muito concisa e muito profunda, de um sábio príncipe nepalês que disse, há séculos atrás: “Onde houver algo querido, haverá sofrimento”.

O que isso quer dizer? Quer dizer que na opinião deste sábio, ao nos apegarmos à algo, alguém ou mesmo à um pensamento (como uma ideologia) trazemos para nós o sofrimento. Invertendo a ordem da frase do sábio, para que fique mais claro:”se eu quiser sofrer vou ter algo querido, vou ter algo que eu quero muito ter”.

Por exemplo, eu tenho um carro de que gosto muito, o carro é muito querido para mim. Essa carro, que hoje é motivo de felicidade e de conquista, será inevitavelmente a causa de sofrimentos. Isso porque necessariamente no futuro eu terei que levá-lo ao conserto, pagar IPVA, ficarei com medo de que ele seja roubado e assim por diante.

Mas será que a saída é não ter nada e ir viver como um eremita em uma floresta? É claro que não! A questão é saber entender a lógica que governa a posse. Quando eu digo: meu carro, a palavra “meu” é um possessivo. Indica que o “meu” se liga a “eu”. Porém, em última instância, nada é meu. Ou seja, eu posso usar aquele carro e dizer que eu tenho a posse dele, por um período. Se acontecer alguma coisa àquele objeto, não acontecerá nada, de verdade, comigo.

Essa é a essência do desapego. Se não existe apego, o sofrimento diminui. Ou acaba.

FELIPE DE SOUZA

 

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), formado há 14 anos, Mestre (UFSJ) e Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness, Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma Sessão Online via Skype, Terapia Cognitivo Comportamental, Problemas de Relacionamentos, Orientação Profissional e Coaching de Carreira , fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! e Instagram! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913