A palavra inconsciente vem do alemão Unbewusste e quer dizer literalmente desconhecido. Ou seja, na língua de Freud, o pai da psicanálise, o significado radical do termo inconsciente é: o que desconhecemos de nós mesmos.

Em psicologia e psicanálise, entendemos o inconsciente como uma parte da alma (psique) que  tem um funcionamento próprio e diferente do funcionamento do nosso eu, da nossa consciência.

Sonhamos cerca de oito horas todas as noites e não somos nós quem produzimos os sonhos. O sonho é o resultado de uma atividade inconsciente.

Certos problemas, que chamamos sintomas, como fobias e angústias, também são resultado da atividade do inconsciente. Tornar consciente o conflito, através da psicoterapia ou da psicanálise, é o primeiro passo para a sua resolução.
Para saber mais: Estudos sobre Psicologia Analítica. Autor: C. G. Jung. Editora Vozes.
Participe do Blog enviando sua sugestão de tema:
FELIPE DE SOUZA

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - [email protected] - Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913