Em PNL, Programação Neuro-Linguística, crenças são pensamentos que governam um grande grupo de comportamentos. Veja bem que não estou dizendo apenas das crenças religiosas, filosóficas ou políticas.

Um exemplo de crença também seria:

– Ninguém gosta de mim. Ninguém me compreende e valoriza.

Imagine que esta crença governaria uma série de outros comportamentos como o de não ir à festas, aniversários, reuniões de trabalho etc. Enfim, se ninguém se interessa por mim, para que sair de casa, buscar um novo emprego, novos amigos, alguém para ficar junto?

Se mudarmos esta crença, mudamos um conjunto de atitudes, o que, por sua vez, modificará radicalmente a vida. Imagine uma crença totalmente diferente da anterior:

– Conheço muitas pessoas que realmente gostam de mim. Todos estão dispostos a me ajudar.

A atitude muito provavelmente é diferente: passo a ir às festas, a conhecer novas  pessoas, a emitir minhas opiniões, pois me sinto compreendido e valorizado como ser humano.

Como meu objetivo com o blog é o de divulgar conhecimentos de psicologia a todos, sem exceção, gostaria de transformar algumas crenças com relação ao tratamento psicológico:

1) O tratamento psicológico pode ser breve, de um a seis meses.

2) O tratamento psicológico pode ser muito barato ou até mesmo gratuito, em postos de saúde, faculdades de psicologia, pastoral da família etc. Procure pois você encontrará.

Jacques Alain-Miller disse certa vez que existem pessoas que fazem análise, outras preferem ir à praia. Tudo bem, se formos à praia e nos sentirmos bem e não reclamarmos do sol, se há sol, e da chuva se chove.

A psicologia visa ao auto-conhecimento. Afinal, não é possível tirar férias de si mesmo.

Para saber mais: Crenças: Caminhos para a Saúde e o Bem Estar. Autor: Robert Dilts. Editora Summus.

FELIPE DE SOUZA
Psicólogo Clínico e Consultor de Rh
felipeluiss@hotmail.com
(35) 9179-9096