Entender o comportamento humano (e mesmo o comportamento animal) é de grande utilidade para a sociedade como um todo e de especial importância para a psicologia. Quanto maior o saber da psicologia sobre o comportamento e a aprendizagem de novos comportamentos, maior a possibilidade de mudança, visando o bem-estar de todos.

Neste texto, vamos apresentar três conceitos da psicologia comportamental que são muito importantes: 1) o comportamento e condicionamento respondente, 2) o comportamento operante e 3) a modelagem.

A psicologia comportamental procura estudar e compreender o comportamento. Em inglês, esta abordagem da psicologia é chamada behaviorismo (behavior + ismo; a palavra inglesa behavior significa comportamento).

Neste ponto, podemos nos perguntar: como se dá a aprendizagem de novos comportamentos?

A aprendizagem pode se entendida enquanto uma mudança no comportamento, mudança esta que se mantêm relativamente estável no futuro.

Ou seja, havia uma série comportamentos, e agora encontramos no repertório um novo comportamento – o organismo aprendeu e manteve um nova possibilidade de alterar o seu meio ambiente.

Pode ser dizer que a aprendizagem dos seres humanos, peculiar e com grande potencial, representa a sua possibilidade de evoluir, e ter sucesso em seu processo evolutivo. É esse potencial de aprendizagem que permite as transformações sociais, culturais e tecnológicas, que levam a espécie humana a modificações importantes em seus meio.

Condicionamento respondente

O condicionamento respondente é particularmente importante no que diz respeito à sobrevivência do organismo, além da manutenção do seu bom funcionamento pois possibilita uma aprendizagem rápida e relativamente simples.

Nos seres humanos, o condicionamento respondente permite ao organismo uma adaptação bem sucedida ao ambiente, como por exemplo temos o caso de uma pessoa que comeu feijoada, que foi consequenciada por mal-estar.

Posteriormente, o leve cheiro de feijoada elicia respostas no organismo de mal-estar, o que lhe permitia se preservar de um possível mal-estar, se comesse aquele prato.

Comportamento Operante

O comportamento operante – o comportamento que opera no meio e portanto, o modifica – é controlado principalmente pelas consequência que ocasiona a resposta do organismo no meio.

A diferença entre o operante e o respondente é que o primeiro produz comportamento original, ou seja, passível de mudança ao serem mudadas as consequências, enquanto que o respondente apenas coloca o comportamento reflexo sob o controle de novos estímulos.

O comportamento operante possui três componentes:

1) o estímulo antecedente

2) resposta

3) consequências

Ou seja: o estímulo antecedente, que estabelece ocasião para a resposta que por sua vez produzirá consequências.

A maior parte dos comportamentos dos seres humanos podem ser descritos como comportamentos operantes.

Se há a introdução de uma nova consequência, há mudança na resposta. Ou, ao contrário, se há a retirada de uma determinada consequência, há a probabilidade de que a pessoa não apresente mais a mesma resposta.

Por exemplo, um casal de namorados se ama muito. Um belo dia, por uma série de motivos, ela termina com ele.

No começo, com a ausência dela (estímulo antecedente), ele liga (resposta) para ela (que o atendia quando namoravam).

Como eles terminaram, ela não mais atende suas ligações. O que acontece?

Ele passa a ter, aos poucos, um novo comportamento – o de não ligar para ela.

Modelagem

A modelagem se dá quando uma resposta específica é alcançada com aproximações sucessivas à respostas almejadas. Essas aproximações são semelhantes, embora menos específicas, à resposta final, de modo que ao longo do tempo possibilitam ao organismo atingir aquela resposta última, através do reforçamento positivos daquelas respostas iniciais.

Por meio desse processo que ocorre ao longo de um determinado tempo, o novo operante é produzido e inserido no repertório comportamental do organismo.

Como exemplo de modelagem, temos a aprendizagem de um instrumento musical, o violão. Inicialmente, o professor exige e reforça resposta simples e um pouco erradas, para posteriormente, ao longo do tempo, passar a não reforçar tais respostas, incidindo o reforço apenas nas respostas desejadas, mais específicas e complexas. Do mesmo modo, se dá a aprendizagem da escrita de uma língua, seja ela materna ou estrangeira, assim como a aprendizagem de um esporte, como o futebol.