B. F. Skinner 


B. F Skinner ficou mundialmente conhecido por suas pesquisas envolvendo o conceito de condicionamento operante. É o criador da linha de behaviorismo (comportamentalismo) conhecida como behaviorismo radical. 


No livro, O mito da liberdade, B. F. Skinner escreve:

“Quase todos os nossos problemas principais abrangem o comportamento humano e não podem ser resolvidos apenas com a tecnologia física e biológica. É necessária uma tecnologia do comportamento, mas temos sido morosos no desenvolvimento de uma ciência da qual se poderia extrair esta tecnologia.


Uma dificuldade é que quase tudo que é denominado de ciência do comportamento continua a vincular o comportamento humano a estados de espírito, sentimentos, traços de caráter, natureza humana e assim por diante.


A física e a biologia já seguiram práticas similares e somente se desenvolveram quando as descartaram. As ciências do comportamento têm se transformado lentamente em parte porque as entidades explicativas parecem ser diretamente observáveis e tambem pelo fato de ser difícil encontrar outras espécies de explicação.


O ambiente é, sem dúvida, importante, mas seu papel tem permanecido obscuro. Não impulsiona nem puxa, mas seleciona e essa função é difícil de ser percebida e analisada. O papel da seleção natural na evolução foi formulado há pouco mais de cem anos, e a função seletiva do ambiente na modelagem e manutenção do comportamento do indivíduo está apenas começando a ser reconhecida e estudada” (Skinner, 1983, p. 24).


SKINNER, Burrhus Frederic. O mito da liberdade. São Paulo: Summus, 1983